quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Deus lhe Pague




Todos os urologistas reconhecem a gravidade das lesões da uretra, principalmente da uretra membranosa, onde debaixo do osso púbis, se situa o esfincter, responsável pela contenção da urina na bexiga e do nervo erigente responsável pela ereção. Foi uma lesão desse tipo que o prof. dr. Miguel Srougi e sua equipe, em 9 de novembro, reparou no Hospital das Clínicas (SP), em um paciente, filho de uma funcionária que milagrosamente se salvou ao se envolver em um acidente com bicicleta desgovernada indo parar embaixo de um caminhão. O procedimento, revestido de sucesso, teve a duração de cinco longas horas, tendo o paciente recebido alta 24 horas depois. Agora, passados 30 dias do pós-operatório, o paciente já consegue controlar bem o complexo ato de urinar. Por esse e tantos outros procedimentos na área de urologia, o dr. Miguel Srougi tem recebido ao longo de sua extraordinária carreira eternos Deus lhe pague, pois esse amor humano não tem preço!

Coisas do Cotidiano



Recentemente, conversando com um paciente disse-me ele que se dedicava à carreira veterinária. Indaguei se não queria tratar da minha Loreka, ao que ele refutou pois sua especialidade não eram as aves. No entanto, poderia indicar um colega que, contatado, foi à minha casa fazer a consulta, decidindo por interná-la, com a nossa aprovação. Dois dias após fui visitar a Loreka no hospital veterinário, não observando qualquer melhora. Dez dias após, ao fazer nova visita, e sem qualquer perspectiva de melhora, resolvi trazê-la de volta ao lar de qualquer jeito. A despesa girou em torno de R$ 1.750,00 e as recomendações após a alta não foram das melhores; já prevíamos o pior. Agora, em casa, em sua gaiola, pareceu rejuvenescer, e se eriça ao me ver, tentando me bicar, como sempre faz. Ufa! Pelo menos me reconheceu! Uma semana após, por haver deixado o carro, inconscientemente em local impróprio, ao ir buscar a Loreka, recebi autuação, tendo que arcar, também, com o valor correspondente à infração. Por ser longeva ela já me provoca, sentindo que tem mais vida do que seu, seu provedor.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

UNIMES-MEDICINA





No dia 18 de Outubro, dia de São Lucas, o Padroeiro da Medicina, pelo 2º ano consecutivo tive a honra de fazer parte da comissão de vestibular de Medicina da Unimes, junto a outros docentes. Foram 4 horas de provas e mais outras duas no preparo delas, visando selecionar 100 candidatos dentre os  1.500 candidatos inscritos.
A area de Medicina, por ser homogênea , sempre segue como um dos cursos mais tradicionais. Definida como  a ciência e a arte de reconhecer e tratar as doenças, exige do profissional maior comprometimento e responsabilidade .
Apesar do médico haver perdido muito do seu aspecto mistico ainda continuará a ser , por muito tempo, um dos mais importantes profissionais a serviço da sociedade, não só tratando doenças mas melhorando o organismo sadio de um mundo perverso em constantes mudanças.
Parabéns à Unimes pelo pioneirismo, tendo uma das credenciadas para o EAD ( Educação à Distância).

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

MARCO ANTONIO BATAN


Conversando recentemente com um paciente, perguntei-lhe: como se sentia hoje? A resposta foi: Hoje estou bem; mas amanhã estarei melhor, já que estarei mais próximo do Reino de Deus. Se essa premissa for verdadeira; o Rotary Clube Santos-Oeste contribuiu, em um ano, com quatro companheiros que nos deixaram: Jorge Monte Alegre, Watson Espinheira do Carmo, Altair de Souza e, dia 13 de outubro, Marco Antonio Batan. Segundo o poeta do Santos Oeste, João Romão, fazendo um resumo das virtudes e qualidades que se exigem de um bom rotariano, Batan as possuía todas; trabalhava em silêncio, pendor nato para o servir e muito serviu ao Rotary e à comunidade; agregador e amalgamador, tinha extraordinária capacidade de unir e reunir pessoas de qualidades e pensamentos diferentes. Discreto, nunca se utilizou do servir rotário para lançar luz em si mesmo; era por demais preocupado com as questões sociais. A campanha pelo salvamento do Museu de Pesca, por exemplo, foi idealizada por ele. Fez também estudo interessante atribuindo à cidade de Santos, como aqui nascendo o termo “caipirinha”. Obrigado queridos companheiros pela dedicação! A nossa Entidade está triste, mas podeis acreditar: vocês permanecem encantados em nós, e o Santos-Oeste mais unido do que nunca continuará sob vossa inspiração!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

UM SENHOR ESTAGIÁRIO


Aproveitando um final de semana chuvoso, eu e minha esposa fomos assistir Um senhor estagiário. O filme escrito e dirigido por Nancy Meyers é interpretado por Robert De Niro que, com humor, observa o comportamento da sociedade de hoje. Niro é Ben, um viúvo aposentado que se cansou do tempo livre e se candidata a uma vaga numa rede de lojas de roupas, dirigida por Ann, uma mulher bem sucedida que sai de casa para trabalhar enquanto o marido abdica da própria carreira para cuidar da casa e da filha. A película tem duas horas, que passam rapidamente discorrendo sobre família, casamento e amor, com uma inacreditável honestidade. Adoramos a história que tem momentos engraçados e a trama envolvente. O final é surpreendente e não o contaremos para que quem puder assisti-lo, também possa se emocionar. Para reflexão: para onde está indo a humanidade?

Manoel Ramos e Neide Ramos

ORLANDO JOSÉ


Já se passaram várias semanas em que Orlando José deixou nosso convívio. Exerceu ele sua profissão com muito afinco, e grande era seu amor pelo futebol, pela política e tudo o que dizia respeito às coisas de nossa terra. Versátil, irreverente e criativo, segundo Eduardo Silva, editor-chefe de esportes da TV Tribuna. Longos foram os papos que tivemos, falando de tudo um pouco. Seus olhos brilhavam quando nos referíamos à AA Portuguesa, pois tinha um carinho especial por ela, sendo sócio desde os 5 anos de idade por influência paterna; ao Jabaquara; e ao Santos. Por várias vezes repetia que, o mais importante na vida não era juntar patrimônio, receber honrarias ou ascender socialmente, o mais importante é ter tempo para cultivar amizades e, ele, fez muitas. Àqueles que com ele conviveram a saudade é enorme.

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS 

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

ALEGRIA X FELICIDADE




A alegria é um sentimento rápido, que vem de fora para dentro assim como um resultado favorável do nosso time de coração; já a felicidade, ao contrário, vem de dentro. Ela é formada em nosso interior, elaborada por nossas mentes e atos, e não encontrada apenas em valores materiais como carro novo, uma viagem ou encontrar um alguém que nos fará feliz. É um sentimento gratuito e de fácil produção, depende apenas dos ingredientes que chegam ao nosso pensamento. Amor, fé e ajuda ao próximo são algumas das essências que, praticadas, nos oferecem constante felicidade. Portanto, estar alegre pode ser passageiro, mas estar feliz é um eterno sentimento que não depende de nada, só de nós mesmos. Basta olhar para nosso interior e acreditar em tudo o que podemos realizar e construir. O segredo do sentimento de felicidade está em encontrarmos a alegria na alegria de outrem. A felicidade é, sim,  transmissível!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

RENATO, O EXEMPLO.





"Santos gigante”, frase escrita por ocasião da conquista do Campeonato Paulista de 2015, galardão conseguido com trabalho, persistência, transparência, além do mérito dos jogadores, um em especial, Renato, destaque também da equipe atual do Santos F.C. Recordo-me que, em maio de 2003, o Rotary Club Santos Oeste seguindo sua filosofia de premiar cidadãos e profissionais que se destacaram em suas profissões, homenageou Renato com uma placa enaltecendo seu caráter, técnica e disciplina. Saiu do Santos, em 2004, para se tornar ídolo do Sevilha onde conquistou títulos importantes e se tornou o estrangeiro que mais disputou partidas com a camisa daquela agremiação. Parabéns, Renato, o Santos te agradece pela fantástica marca de nunca haver sido suspenso por cartão vermelho ou mesmo amarelo!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

POMBOS E CALOPSITA



Paulo Sérgio Marques herdou de seu pai, José Marques, a paixão pela columbofilia e, atualmente, diversificou seu hobby passando a se interessar pela criação de calopsitas. Essa ave, natural da Austrália, agora está classificada como o menor membro da família Cacatuidae.

Em vista de nossa amizade, condoeu-se por uma que possuia, mas que resolveu  abandonou o lar. Me prometeu ele contemplar-me com filhote, nascido recentemente em seu viveiro. Como o meu relacionamento com minha Loreka não é das mais saudáveis estou me aprimorando para receber tão precioso mimo. Já estou frequentando cursos em como ensinar a falar, a cantar, a deixá-lo manso e, ao mesmo tempo, independente. Só espero que N. Sra. das Aves nos aproxime e, ao Paulo Sérgio, por tanta dedicação aos pombos e às calopsitas saúde e sucesso na empreitada.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Altair Sebastião


O domingo, 26 de julho, apesar de ensolarado, amanheceu triste. Deus levou para junto de si, Altair Sebastião Galvão de Souza, um cidadão com muita competência e honestidade, rara nos dias atuais, e que exercera por décadas a chefia junto à Receita Federal. Polêmico, de vasta cultura, lutava com muita lealdade para fazer valer seus pontos de vista. Membro atuante do Rotary Clube Santos-Oeste deixou sua marca como cidadão empreendedor, devotado sempre ao bem-estar social e, um amigo sincero, preocupado ao extremo com sua família, que viveu-a intensamente. Deixa-nos a dignidade; e o amor, à sua querida esposa Maria Galvão de Souza. Descanse em paz, companheiro Altair!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

Recanto dos Diegues



A vida é feita de momentos, e os melhores a gente nunca esquece. Isso é uma constatação óbvia. Fomos agraciados e nos sentimos por demais honrados com o convite feito pelos amigos Mauro e Paulina Diegues, para passarmos o final de semana em sua chácara, localizada na cidade de Conchal, 190 km da capital e a aproximados 30 minutos de Campinas. Contaram-nos eles haver realizado um sonho que acalentavam desde crianças: desejavam montar um museu de som e de variedades, cujo acervo seria composto por inventos antigos e peças curiosas. Aos poucos o sonho foi virando realidade e, todo o conteúdo da agradável conversa pode ser constatado naquele aprazível e fantástico recanto. Vale a pena visitá-la!

quinta-feira, 16 de julho de 2015

CONVENÇÃO DO ROTARY





O Parque do Anhembi, entre os dias 06 e 09 de junho, abrigou a 106ª Convenção do Rotary International, presidido por Gary Huang, onde se reuniram aproximados 15 mil associados de 154 países, visando compartilhar experiências de sucesso e a discussão de suas caminhadas futuras. Por ser um movimento apolítico, voluntário e sem qualquer cunho religioso, o Rotary congrega, hoje, nos seus 2.383 clubes (o Brasil é o terceiro maior do mundo, composto por 55.714 rotarianos), homens e mulheres que prestam grandes e relevantes serviços à coletividade. Presente à solenidade, Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, discorreu sobre a implementação de ações importantes, principalmente nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente e sobretudo a busca pela paz. Ao encerramento de sua fala concluiu: “O mundo precisa do Rotary, do seu idealismo e da sua capacidade de trabalho”

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Mais saúde




Muitas são as ações preventivas na saúde, tanto do homem como da mulher. É Outubro
Rosa, Novembro Azul, semana disso, semana daquilo, com várias ações programadas pelas
secretarias de Saúde, indo desde eventos esportivos, mutirões da saúde a panfletagem em
locais públicos. Homens e mulheres são alertadas, também através de palestras, para os
riscos dos vários tipos de câncer que acometem tanto o masculino como o feminino. Depois
dos tumores de pele o diagnóstico de câncer de próstata, para o masculino, no Brasil, é
considerada a segunda neoplasia mais comum; já o câncer de mama e do colo do útero são
os que mais afetam a vida do feminino, mas quando diagnosticados e tratados
precocemente são altos os índices de cura. Por isso, não deve haver relaxamento, os exames
preventivos devem se tornar rotina, sem qualquer preconceito, pois ainda há muito a ser
feito e a saúde deve vir em primeiro lugar.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Arte de envelhecer



Hoje, com uma expectativa de vida maior, a procura por uma vida mais saudável desperta maior conhecimento tanto em identificar como tratar as deficiências físicas, hormonais e psíquicas que atingem os idosos. 
Já nos manifestamos sobre os avanços na medicina, e que a inclusão de hábitos saudáveis melhoram a qualidade de vida. Esses hábitos só oferecem benefícios ao corpo, tanto físico como mental. Não importa a idade, as pessoas procuram nas academias a obtenção do corpo perfeito, se submetendo a exercícios físicos e dietas alimentares. Estudos modernos dão conta de que a idade cronológica independe da idade biológica. Por isso, vamos nos preparar para envelhecer vivendo, e não o contrário.

quinta-feira, 11 de junho de 2015

"ABUNDÂNCIA"



Recebi de um querido amigo a incumbência da leitura de um livro sob o título “Abundância”, garantindo ele que, se eu chegasse à página 40, me devolveria o valor correspondente ao pago,  se não gostasse da leitura. Aceitei o saudável desafio. Na capa me chamou a atenção os dizeres: “O futuro é melhor do que você imagina”. No decorrer da leitura notei que ele é um antídoto contra nosso pessimismo, trazendo uma visão positiva sobre o futuro e comprovando a abundância de recursos e oportunidades que o planeta nos oferece. À indagação: “Existem recursos para todo mundo?” A resposta dos autores, é que sim. Eles dividem as necessidades por categorias: água, alimentos, energia, saúde, educação e liberdade, que se constituem nos maiores desafios porque passa a humanidade. Degustei o livro da primeira à última página, ficando a certeza de que o futuro pode sim, ser bem melhor do que imaginamos.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

SANTOS GIGANTE


O Santos FC, sob o comando de Modesto Roma Jr., amparado pelo vice César Conforti, Fernando Gallotti Bonavides (Conselho Diretivo), José Ricardo Tremura (Jurídico); e mais seu Conselho Gestor, cremos ter aí, a formação diretiva para um Santos gigante. Passados quatro meses de sua ascensão ao cargo máximo do clube, pudemos perceber e receber o primeiro presente, ou seja, a conquista do Campeonato Paulista de 2015. Esse galardão foi conseguido com muita persistência, trabalho, transparência, honestidade, além da experiência em servir ao Santos e não ao contrário, razões que levaram-no ao sucesso. O mérito, principalmente, é do elenco, que formado por Lucas Lima, Robinho, Ricardo Oliveira, Renato e Elano, junto ao demais jogadores saídos da base, e do comando técnico formado por Marcelo Fernandes , Sérginho Chulapa e Carlito Macedo souberam honrar e elevar, mais uma vez, o escudo alvinegro. Parabéns a eles!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

JORNADA DE UROLOGIA




De 23 a 25 de abril, foi realizada, em Campos do Jordão, a XIV Jornada Paulista de Urologia, com a participação de 1.000 profissionais. Nesses três dias de intensa atividade científica e cultural, houve uma viagem no tempo, com reflexões históricas no campo urológico nos últimos 30 anos e projeções futuras da especialidade. Com temas, os mais variados, predominou o do câncer de próstata, que segue como decisão individual: “não há nenhum padrão que se aplique a todos os homens”. No tratamento benigno da próstata (HBP) não houve novidades; na disfunção erétil, continua a polêmica da testosterona nos homens de mais idade: ministrá-la ou não, pelos seus efeitos maléficos; e a cirurgia robótica veio para ficar, mas, devido aos altos custos, fica a indagação: será que nosso momento comporta tal procedimento? Ao final, foram homenageados por Roni de Carvalho Fernandes, presidente da SBU-SP, o dr. Eliseu Roberto Denadai, idealizador, em 1990, da I Jornada Paulista de Urologia e o dr. Anuar Mitri, pelo retorno às atividades profissionais, após sete meses de convalescença, quando atentaram contra sua vida.

MARILIA GABRIELA




Assistindo, em 30 de março, a programa de entrevistas na TV Cultura, lá estava Marília Gabriela que considero como uma das mais ilustres jornalistas do Brasil. Brincou ela na abertura do programa dizendo que era um desconforto estar no centro daquela roda. E mais: “pra ser entrevistador, precisa, principalmente, saber ouvir", e que ela não entrevista, mas observo as pessoas. Destacou ainda seus primeiros anos na TV, e que, “quando era jovem tinha ambição em ser a mulher mais inteligente da televisão. Depois de velha, eu só queria ser a mais bonitinha da TV”. Discorreu sobre a rejeição que sofrera na primeira infância e viveu um maior tempo com analistas, até receber alta, dedicando-se após à astrologia. Perguntaram-lhe se o amor romântico é imoral, ao que ela respondeu: “acho que o amor é uma célula rebelde. Ele é imoral porque não tem regras estabelecidas, se se considerar que a moral exige regras, o amor é imoral”. Na minha ótica, Marilia é uma pessoa completa em suas qualidades e defeitos; bela e fera; ousada e pé no chão. Uma mulher sem idade, segundo Marta Medeiros.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Água e Vida




O Dia Mundial da Água é comemorado em 22 de março. Dois terços do planeta é formado por esse precioso líquido, mas apenas 0,008%, do total, é própria para o consumo e, grande parte das fontes, constituídas por rios, lagos e represas está sendo contaminada e degradada pela ação predatória do homem. Na tragédia conhecida como “Milagre dos Andes”, onde um avião, com 45 pessoas a bordo caiu nas montanhas nevadas do Chile, em 13/10/1972, sendo que só  sobreviveram 16 pessoas que,  em condições extremas,  vagaram durante 72 dias. Um deles Roberto Canessa, contou que é um milagre abrirmos as torneiras e ver sair esse precioso líquido (água) em nossas casas, pois eles, em cima da neve não geravam calor suficiente para transformá-la do estado sólido para o líquido, e só a obtinham através do calor do sol. Atualmente, os sobreviventes dão palestras nas quais contam suas experiências de vida. O objetivo é tentar ajudar muita gente a enfrentar as dificuldades cotidianas; ver que a vida é bela e merece ser vivida plenamente dia após dia.

quinta-feira, 26 de março de 2015

Um grande patrióta



Tive a oportunidade de ler o livro de José Pastore “Memórias de um diário confidencial”, prefaciado por Fernando Henrique Cardoso, fazendo alusão ao grande homem Antonio Ermírio de Moraes e o que ele representou para o Brasil. Chamou-me a atenção o fato de, aos 20 anos, ser descoberto ter ele um só rim. Isso ocorreu quando  em comemoração por haver tirado a nota mais alta da turma, decidiu fazê-lo bebendo uísque. Esse exagero levou-o ao hospital, onde após vários exames constatou-se ser portador de um só rim l. Os médicos o tranquilizaram e o orientaram em como lidar com a deficiência: pouco uísque, ao que ele o cortou de vez; e muita água, que o fez viver até os 86 anos. Tinha ele um jeito inconfundível e, certa vez, ao ser entrevistado e estando com o colarinho desabotoado, gravata torta e o terno amarrotado, a jornalista lhe perguntou qual era o shopping que ele frequentava. Nenhum, foi a resposta, ao que ela retrucou: o senhor não compra nada? Compro, sim. Compro fábricas,por isso tenho 97 empresas  respondeu ele em risos. Antonio Ermírio de Moraes um homem admirável, bom administrador, sério, ético, humilde, dono de projetos sociais, em especial à saúde e à educação, sempre será lembrado.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Alzheimer e a Loreka




Sempre me perguntam como anda o meu relacionamento com minha Loreka, ao que lhes respondo  que muito pouco mudou, os ataques continuam de lado a lado, como antes.Adotei uma calopsita ,que carinhosamento a chamava de Neymar pela sua crista avantajada estilo” Moicano” na esperança de que, com ciúmes, a Loreka reatasse nossa amizade, mas num determinado dia, já fora da gaiola, a calopsita partiu para a liberdade, do 18º andar, sem dizer adeus. Na sequência, a Loreka contraiu enfermidade, esteve por um triz, mas mediante tratamento um veterinário de grande experiência salvou-a e já voltou ela a fazer suas malcriações para me bicar. Será que temos analistas que possam desvendar nosso futuro, isto é, ela tornar-se minha amiga? Creio que a resposta só será conhecida nas próximas décadas

domingo, 22 de fevereiro de 2015

PAPAS NA LINGUA



O maior comunicador brasileiro da TV, não tem “papas na língua”. Acompanho-o há muitos anos e, em um de seus programas disse “estou sempre mijado”, o que chocou a muitos. Léo Santos, seu irmão, ainda jovem foi acometido por uma afecção grave da glândula prostática que lhe causou morte prematura. Sílvio sempre o acompanhou nas consultas e, em uma delas, perguntou ao médico o que fazer para, também, não ser acometido pela mesma enfermidade precocemente. O médico lhe respondeu que a doença acomete 5% dos homens até 50 anos, 15% com até 60 anos, 50% com até 80 anos e todos os que chegam aos 100 anos e que para não contrair a doença precocemente, deveria se consultar, como prevenção, o urologista duas vezes ao ano. Sílvio obedeceu rigorosamente o conselho e, em dezembro de 2013, já com 83 anos, foi noticiado que ele tinha um Carcinoma da Próstata. Em janeiro de 2014, submeteu-se a cirurgia em São Paulo e, hoje, já curado, mantém sua rotina diária, sendo que, aos domingos, ainda me tem como fã, e faz a alegria de milhões de donas de casa com o: Sílvio Santos vem aí!!!

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Envelhecer é uma arte






Com uma expectativa de vida maior hoje, a procura por uma longevidade saudável tem despertado maior conhecimento em identificar e tratar as deficiências físicas, hormonais e psíquicas que atingem os chamados da terceira idade. Diversas foram as vezes em que nos manifestamos sobre os avanços na medicina e que a inclusão de hábitos saudáveis melhoram os estilos de vida, oferecendo-nos ótimos resultados quanto à manutenção do corpo. Hoje, não importando a idade, as pessoas procuram nas academias a obtenção de resultados satisfatórios para manter a massa muscular, fazendo exercícios físicos ou submetendo-se aos sucessos das próteses articulares funcionais e indolores, junto às dietas alimentares. Estudos modernos dão conta que, a idade cronológica, nada tem haver com a idade biológica. Portanto, devemos nos preparar para “envelhecer vivendo” e não ao contrário “viver envelhecendo”. Segundo Bernardo Shaw, “Envelhecer é ser capaz de ser mais jovem durante mais tempo do que os outros”; já Sainte-Beuve: “Envelhecer é maçante, mas é a única forma de se viver muito tempo”.

domingo, 25 de janeiro de 2015

CRISTIANO RONALDO




A colônia portuguesa sente-se honrada com a escolha, pela terceira vez, de Cristiano Ronaldo como o melhor jogador do mundo! A solenidade ocorreu em 12 de janeiro, em Zurique, Suíça, contando com a participação da elite do futebol mundial em todas as categorias. Cristiano Ronaldo superou Lionel Messi e Manuel Neuer, equiparando-se a outras duas lendas da equipe do Real Madrid: Ronaldo e Zinédine Zidane, eleitos também como os melhores do mundo por três vezes. Apenas Lionel Messi é detentor de quatro dessas conquistas, sendo que há a intenção de CR7 em superá-lo. Agora, com todo mérito, Cristiano Ronaldo, nascido em Santo António, Funchal, cidade portuguesa na Ilha da Madeira, foi eleito o jogador de futebol do século em Portugal, país que já contou com atletas como Eusébio, Luís Figo e tantos outros que contribuíram e contribuem muito para o desenvolvimento do seu futebol e da sua seleção nacional.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Ano Novo


Mais um ano se inicia. Quem fatiou o tempo, não poderia ter ideia mais genial; são 12 os meses para qualquer mortal cansar e entregar os pontos. Aí começa o milagre da renovação, apenas com outro número e maior vontade de acreditar que tudo será diferente. Os grandes autores que discorrem sobre o pensamento humano, são unânimes em apontar as quatro necessidades básicas: sobrevivência, relacionamentos, missão de vida, e espiritualidade. Grande parte do nosso tempo é dedicado à sobrevivência (ganhar o sustento, conseguir moradia...); relacionamentos (conjugais, familiares, sociais...). Alguns se dedicam a uma missão de vida (através da profissão ou outra maneira de servir a alguém). E a nossa espiritualidade como anda neste momento turbulento porque passa o país? Autoridades maiores, leia-se Judiciário, procuram julgar os deslizes dos nossos governantes? Santo Agostinho já profetizava para que não lamentássemos nem nos indignássemos, apenas compreendêssemos. Poderemos aceitar os fatos sem nos indignarmos? É preciso estarmos atentos a esses absurdos para que esses crimes, a que estamos sendo vitimados, não se tornem banais