quinta-feira, 5 de dezembro de 2019
UROLOGIA NO LITORAL
quinta-feira, 28 de novembro de 2019
NOVEMBRO CHEGOU!
Chegou o mês de novembro e junto dele uma campanha mais que importante sobre a próstata. Neste domingo, 17 de novembro, dedicado ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, várias ações estão sendo programadas em todo o território nacional, como eventos esportivos, mutirões de saúde, panfletagens e até palestras direcionadas aos mais leigos, recheadas de informações por demais importantes sobre a saúde da próstata. O diagnóstico de câncer de próstata, aquj no Brasil, constitui-se na segunda neoplasia mais comum entre os do sexo masculino, sendo que, quando diagnosticada e tratada precocemente, sua cura gira em torno de 97%. Nunca é demais lembrar que os exames preventivos devem se tornar rotina, livre de qualquer tipo de preconceito. A ciência anda a passos largos mas muito a inda há para ser feito. Que o novembro se torne janeiro, fevereiro e assim sucessivamente, registrando em nossas agendas a ida anual ao urologista, o que deixar-nos-á cientes de nossa saúde prostática pelo resto do ano. Que assim se faça
quinta-feira, 14 de novembro de 2019
TERCEIRA IDADE
Oportuno é o seminário enfocando a terceira idade, sob o título “Envelheça Leve”, patrocinado por A Tribuna. Com o aumento da expectativa de vida e a procura de uma longevidade com qualidade, impõe-se conhecimento das principais causas que levam aos distúrbios do envelhecimento. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), os idosos, neste terceiro milênio, serão maioria, e com isso não se pode ignorar que, com o conhecimento da longevidade, a terceira idade ganhou um tempo maior do que o da infância, da adolescência e também da juventude juntas. Há que se reforçar que a terceira idade não é o fim da vida, e sim uma etapa igual a todas as demais, sendo que nascer é uma possibilidade, viver é um risco e envelhecer um privilégio. O exercício, que deve ser sob orientação de profissional qualificado, é um dos fatores primordiais para a saúde orgânica e psicológica em qualquer etapa da vida, principalmente aos da melhor idade que buscam um envelhecimento bem sucedido. Que assim seja.
Manoel Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos
UNIMES
Dando sequência às metas traçadas pela Universidade
Metropolitana de Santos (UNIMES), o professor emérito da
Universidade Metropolitana de Santos e ex-governador do
Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, ministrou
aula para alunos e docentes do curso de Medicina, discorrendo sobre Políticas públicas em saúde no dia 24 de setembro. Quem esperava encontrar alguém desapontado com o resultado do último pleito para a Presidência da República,
surpreendeu-se com o respeito que ele devota às instituições
democráticas, justificando que todos os seus cargos públicos
foram obtidos através do consenso popular, definindo a
política como a arte e a ciência de governar. A arte é nata, nasce-se com ela; a ciência tem que ser estudada, há que haver um preparo. Resumiu ele que a democracia é composta de governo e de oposição; esta deve ser ambiciosa, cobradora e audaciosa; é tão patriótico ser oposição como da situação. Alckmin está otimista quanto ao desempenho da Nação no cenário econômico. Cita que o povo é o agente da história, o centro de toda luta democrática e que não existe mágica para vencer, a não ser pelo esforço, sacrifício e muito trabalho.
Enfim uma aula por demais proveitosa.
Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos
quinta-feira, 10 de outubro de 2019
MANUEL FLORÊNCIO.
Cinquenta e cinco jovens de todos os cantos do País, em março de 1964, foram aprovados no vestibular de Medicina na PUC (Curitiba/PR). Agora, passados 50 anos, desempenhando importante papel na sociedade, médicos humanistas, educadores, sanitaristas, não mediram e não medem esforços para contribuir para o progresso da ciência médica no Brasil. Ao final deste ano, essa turma, PUC69, novamente será reunida lá para, agora, comemorar o Jubileu de Ouro de formatura. Deveria constar entre nós o colega Manuel Florêncio de Paula Neto mas, infelizmente, ele nos deixou em 17 de setembro, aos 74 anos, acometido por doença cardíaca. Conhecido entre os colegas como Manuel Bauru, durante 5 décadas prestou excelen tes serviços à Pediatria na Baixada Santista, sendo, também um apaixonado pela música! Certamente haveremos de ter momentos de grande emoção ao nos recordarmos da ausência de queridos amigos que já não mais se encontram entre nós. A esses dedicamos nossas preces.
Roberto Leal
O 15 de setembro foi um domingo por demais triste ao recebermos a notícia do falecimento de um dos maiores poetas da música portuguesa radicado no Brasil. Depois da luta que travou contra um câncer de pele (Melanoma), não resistiu às metástases que se disseminaram pelo interior de seu corpo. António Joaquim Fernandes, 67 anos, cantor, compositor e ator português, chegou ao Brasil em 1962, devido ao seu enorme sucesso na carreira artística era tido como embaixador da cultura portuguesa no Brasil. Segundo ele, o segredo do seu carisma foi: trabalho, trabalho e trabalho! Suas canções encantaram o público, principalmente “Arrebita”, “Bate o pé”, além dos hinos aos padeiros e às queridas A. A. Portuguesa e a lusa do Canindé. Teve, por 48 anos, uma carreira notável! A família achou conveniente não lhe contar detal hes da doença para que ele nunca perdesse a alegria e a vontade de viver, pois encarava a vida com muito amor e acreditava numa força ordenadora de tudo _ Deus. Era um ser de extrema fé. Como ele cantava em “A Grande Viagem”: “Eu sou como o rio, eu não sei voltar/ Minha vida sempre foi um desafio/ Como as águas de um rio/ Cada dia num lugar”. Saudades.
quinta-feira, 12 de setembro de 2019
O ‘Pai da Matéria’
O destino nos dá a nossa família, mas somos nós que escolhemos os amigos, que se tornam os parentes que nós queremos! Há vários anos, semanalmente, uma legião de amigos se reúne no Restaurante Paquito, Rua São Francisco, para momentos de descontração e alívio do estresse do dia a dia. Numa dessas reuniões, tivemos a honra da companhia de um grande comunicador do passado, o querido Osmar Santos. Muito respeitoso com todos, foi apresentado ao grupo. Quando dois amigos chegaram juntos, ele os reconheceu e superando a dificuldade na fala exclamou: Santos!, Santos!. Eram nada menos que Clodoaldo e Serginho Chulapa! Tal reação emocionou a mim e à turma. Osmar Santos, também conhecido como Pai da Matéria foi, sem som bra de dúvida, um dos maiores comunicadores da nossa história radiofônica! O destino lhe tirou a voz, mas deu-lhe a pintura como forma de manter a comunicação. A ele, nosso maior respeito.
quinta-feira, 29 de agosto de 2019
BODAS DE OURO
Bendita é a relação médico-paciente. Recomendo sempre aos meus alunos, e a todos que possuem vocação médica, para atuem felizes, não visar a riqueza, pois a vida me ensinou que ricos não são os que mais têm e sim os que sabem viver com o que têm! Como consequência vemos que há muitos ricos pobres e muitos pobres ricos, pois esses cultuam o amor ao próximo. Ser médico talvez seja sempre um canal aberto com Deus. Nós que exercemos a medicina procuramos confortar e aliviar as dores daqueles que nos procuram, porque a cura somente a Deus pertence. Neste 2019 completamos, eu e meu amor Neide, Bodas de Ouro e, no que considero minha bem sucedida trajetória na Medicina, sigo o lema de Confúcio: “se não sabes, aprende; se já sabes, ensina”. A paixão para ensinar teve início em 1970 quando a convite do dr. Artur Domingos Pinto, responsável pela área de Cirurgia da Faculdade de Medicina Lusíada de Santos, fui nomeado auxiliar de ensino no Departamento de Cirurgia da FCMS. Meu ciclo na Lusíada se encerrou em 2009 e; a partir de 2013, a convite do dr. Ricardo Diniz, até hoje faço parte do corpo de docentes, Cadeira de Urologia, da Universidade Metropolitana. Agradecemos a todos os colegas de jornada desde nossa formatura na PUC de Curitiba, enumerá-los seria difícil. Que Deus nos proteja!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS
quinta-feira, 15 de agosto de 2019
Sampaoli e o Santos
Por ocasião da eleição para a escolha
do 34º presidente do Santos FC, escrevi que a alternância no poder era
saudável, pois os homens passam e o Santos fica! Concitava para que todos
permanecessem unidos visando sempre um
Santos mais forte no cenário futebolístico mundial. Pedia transparência,
honestidade e experiência no servir ao clube. Foi contratado um técnico,
argentino, por demais contestado por parte do Conselho, mas que, com o passar
do tempo seus métodos mostraram um futebol moderno, alegre, que dá gosto vê-lo
jogar, sendo apreciado até mesmo por aqueles não adeptos ao Santos! Agora, nós
torcedores, passamos a alimentar o sonho em sermos campeões brasileiros e temos
até, para alegria da torcida, o pequerrucho alvinegro “Sampaolinho” que, em
seus ainda primeiros passos, é tão agitado quanto o técnico. Orgulhosos,
podemos dizer que o Santos é o time da virada, o time do amor e, como diz nosso
hino “pela bandeira que ensina a lutar com fé e ardor”. Parabéns Sampaoli!
Avante Santos!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS
quinta-feira, 8 de agosto de 2019
AÇÃO DO CORAÇÃO
Alexandre Camilo, ator e palestrante, compareceu, em 12 de julho, à 2ª reunião do Rotary Santos-Oeste, agora gerido pelo companheiro Graciliano Pinheiro Neto, com a finalidade de firmar parceria aos programas que ambos têm em comum como doar amor, carinho e respeito ao próximo através do espírito de solidariedade. Discorreu sobre o “Resignificar: a transformação da dor em amor” e emocionou-nos ouvir e sentir o amor que ele doa através da já consagrada Ação do Coração, cujo tema deste ano é “Proteção: quem ama cuida”, de forma a sensibilizar a sociedade diante da questão da violência de gênero contra crianças, a ser realizada em 02 de agosto próximo, na Praça Mauá. Discorreu ainda sobre a Associação Eduardo Furkini, que inspirou a campanha, e sobre a confecção e distribuição dos corações recheados de amor, visando também a arrecadação de alimentos não perecíveis a serem doados a entidades assistenciais. A 12ª edição da Ação do Coração, já é levada a efeito em diversos países, assim como em inúmeras localidades do Brasil. Alexandre Camilo é merecedor de todo o nosso respeito.
quinta-feira, 18 de julho de 2019
PILARES DA MEDICINA
Dr. Miguel Srougi, professor titular da FMUSP, prefacia em seu livro Urologia Básica: “O exercício da Medicina, realizado na sua maior dimensão apoia-se em dois pilares: o conhecimento científico e o humanismo”. Explica-se: o bom médico não é aquele que apenas é dotado de ilustração técnica, mas também aquele que estabelece relações humanas profundas, o que sabe compreender o sofrimento humano, aquele que se posta ao lado do paciente como um leal companheiro de viagem. Recentemente, em Chicago (EUA), estive internado em um hospital para diagnóstico de uma Hipertensão Essencial (Primária). Foi um sofrimento só! Senti no tratamento falha gritante em um dos pilares: o humanismo! Não via a hora de receber alta para poder complementar o tratamento em minha terra, Santos, e receber o calor humano que não existiu lá, mas que sobra aos colegas drs: Fábio Guerra, Luiz Fernando Pinheiro e Luciane Amaral, no que lhes sou grato pelos “3 Hs” do bom médico: humildade, humor e humanismo, aliado ao conhecimento científico. Agradecimento especial à Unimed e também à Casa de Saúde Santos, pelo prestimoso atendimento.
Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos
O tempo
Em uma de
suas últimas entrevistas, o laureado escritor português, José Saramago,
respondeu que o prêmio que gostaria de ganhar naquela fase da vida era o tempo.
A maior riqueza que o ser humano pode obter é o tempo. Ele quase não passa
quando somos crianças mas o faz tão rapidamente quando estamos com excesso de
juventude, ou seja, na Terceira Idade. Explica-se: as crianças se envolvem
completamente no momento presente; se dedicam de corpo e alma a ver detalhes
num caminho de formigas; nas bolhinhas de sabão, até mesmo no formato das
nuvens. Já os adultos adquirem a arte de pensar e se preocupar com mil coisas a
um só tempo, dedicando boa parte da vida a pensar em fatos passados, planejando
o futuro e ignorando o presente. Tudo o que temos é o dia de hoje, o agora.
Viver um dia de cada vez para aproveitá-lo bem é o grande segredo do
tempo. Por isso, valorize cada momento do seu tempo e seja feliz!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS
quinta-feira, 27 de junho de 2019
Escritores e leitores
A Tribuna do Leitor é o canal que
permite ao leitor expressar sua opinião aos mais variados tipos de
protestos, queixas, desabafos e outros tantos tipos de manifestação. Centenas
de escritores dela se utilizam e dentre eles cito Uriel Villas Boas pela
dedicação com que se entrega aos inúmeros textos sobre os mais variados
assuntos seja municipal, estadual ou até mesmo federal, mas tendo a cidade de
Santos sempre em primeiro lugar, crendo ser ele um dos mais antigos
colaboradores. Há muito sabemos, mas muitas vezes desconsideramos o adágio que
diz: “se pensas não falas; se falas não escreves; se escreves não
assines, se assinou...” Não devemos ignorar que escrever ou comentar envolvem o
subjetivo de quem escreve e também de quem lê, razão pela qual não esperamos
consenso no que é escrito. Shakespeare escreveu: nada é bom ou mal em si,
o julgamento é o que determina tudo. Parabenizo Uriel e todos os que se dispõe
a escrever nesta Tribuna do Leitor, bem como parabenizo o Grupo A Tribuna por
manter esse espaço onde a liberdade de opinião impera.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS
quinta-feira, 13 de junho de 2019
Lá e cá
Nova Iorque é uma das cidades dos
EUA mais visitadas pelos brasileiros. Para recarregar as baterias lá estivemos
e fizemos três passeios imperdíveis: ir ao Central Park, visitar a
Estátua da Liberdade e, ir à Times Square! Ficamos na ilha de Manhattan
onde se encontram a maior parte dos pontos turísticos. No Central Park minha
filha Neyma quis passear de carruagem que, enfileiradas, se mostravam cada uma
mais atraente que a outra aguardando os interessados em nelas embarcar. Depois
da escolha, nos foi dito que o preço era de US$ 100 por 30 minutos com direito
a três paragens para fotos, no que achamos o preço por demais elevado.
Consultamos outra cujo mesmo passeio ficava em US$ 50; e um terceiro nos
ofereceu o passeio por US$ 30! Lá como em qualquer lugar a luta pela
sobrevivência está muito difícil.
Tomamos conhecimento que os dias dessas
charretes no Central Park estão contados porque os defensores dos animais já se
pronunciaram pela sua exclusão, eles acham, e com razão, que são eles
submetidos por demais a maus tratos. No regresso a reflexão: os moradores de lá
e cá sofrem do mesmo mal. Amém.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS
quinta-feira, 30 de maio de 2019
Congresso da AUA 2019
O congresso reuniu mais de 15.000 urologistas do mundo todo e, pela primeira vez, foi reservada uma tarde, para mais de 200 urologistas brasileiros, em sessão em língua portuguesa a pedido da Sociedade Brasileira de Urologia, visando atender, esclarecer e qualificar todos os profissionais desta terra que lá estiveram. O câncer de próstata; ablação para tumores renais; litíases em pacientes obesos e disfunção erétil fizeram parte dos temas abordados, sendo que, computadores de última geração e novos robôs cirúrgicos foram atrativos à parte. A sessão em língua portuguesa foi comandada pelo brasileiro Fernando Kim, professor da Colorado University, e o próximo congresso será em Washington, no período de 15 a 18 de maio de 2020. Até lá
UROLOGIA EM DESTAQUE
No período de 11 a 13 de abril, em Campos do Jordão, foi levada a efeito a XVI Jornada Paulista de Urologia, contando esse evento com a participação de aproximados mil profissionais da área. Durante esses três dias houve intensa atividade científica-cultural, podendo-se perceber como a medicina, definida como uma ciência de verdades transitórias, modifica-se rapidamente projetando para o futuro impressionantes descobertas. Nessa jornada, a Sociedade Brasileira de Urologia – São Paulo – distribuiu importante livro para consultas, sob o título Proteus, publicação essa destinada a candidatos que se habilitem à área de Urologia, tendo como um de seus editores o santista dr. André Luiz Farinhas Tomé. A XVI Jornada Paulista Urológica, através de seu presidente Flávio Trigo Rocha junto à sua equipe, já definiu novembro, na cidade de Santos, para a realização da 3ª Jornada Uro-Onco-Litoral, nas dependências do Parque Balneário Hotel. Pela magnitude do evento a SBU e a Urologia de Santos estão de parabéns.
quarta-feira, 17 de abril de 2019
LÚCIA TEIXEIRA
Na noite de 26 de março, as dependências da Universidade Santa Cecília reuniu cerca de mil convidados para a noite de autógrafos da querida escritora, educadora e psicóloga Lúcia Teixeira de seu livro Caminho para ver estrelas. Essa obra completa a trilogia do tempo iniciada com os livros infantojuvenis Tudo É Possível e O segredo da Longa Vida. Em Caminho para Ver Estrelas, os personagens são Lucas e Ana, jovens narradores dos fatos que passam a viver em universos paralelos. Essa obra nos convida a pensar, criar e imaginar, apontando a urgência de trilharmos um caminho para ver estrelas, como os jovens, nos fazendo descobrir que, assim como é preciso não esquecermos o passado, muitas vezes é necessário tentarmos prever o futuro para tentarmos modificar e viver o presente. Lúcia nesse livro nos ensina que, apesar de toda a tecnologia, podemos descobrir a beleza da convivência diária, da amizade e do exercício da cidadania. Lúcia Teixeira, pelo que representa nos mais variados segmentos da sociedade, principalmente no tocante à cultura, é merecedora de aplausos de toda a população santista
quinta-feira, 4 de abril de 2019
ESCOLAS E SANTOS
Carolina Ramos, escreveu no dia 19 de março, na
Tribuna Livre, maravilhoso comentário sobre os 95 anos que o Colégio São José acabara de fazer nesse Dia de São José! A poetisa e escritora, com rara
sensibilidade, nos diz: “Eu partirei, mas tu, sempre jovem, as de seguir de pé,
marco honroso e indelével do ensino santista”. Em edições passadas, outros não
menos sensíveis como Alcindo Gonçalves, Regina Alonso, Jaira Presa e Lindaci
Torres dos Santos, já discorreram sobre o Colégio Santista, Liceu Feminino
Santista, Escola José Bonifácio e Colégio Stella Maris, estabelecimentos de
Ensino que só engrandecem a cultura desta terra de Brás Cubas. Como bem
descreve Edith Pires Gonçalves Dias, cidadã santista e patrimônio da cidade de
Santos, em seu livro “Santos de Ontem” essas escolas são as legítimas
representantes da cultura santista. Tais relatos nos trazem recordações que nos
fazem bem à alma e aquece nossos corações. Parabéns a eles, em especial à nossa
Carolina Ramos, aguardando ansiosos por outras inteligentes
crônicas.
quinta-feira, 21 de março de 2019
E as calopsitas...
Diz o provérbio que o homem só está acabado de fazer quando morre, pois enquanto estiver vivo sempre terá a liberdade de fazer mudanças. Essa introdução se atém ao momento mágico que estou vivendo. Há tempos fui agraciado pelo amigo Paulo Sérgio com um casal de calopsitas que presente-ei-as à minha filha, mas a preferência das aves recaiu sobre mim, adotando-me como protetor. Fiquei feliz. Estudei-as e me trouxeram ao conhecimento a responsabilidade da fêmea em construir família enquanto o macho, com menor compromisso aprendia a assobiar o hino do Santos entre outros sons. Nasceu o primeiro filhote e, a partir daí, o varão assobiador agora mais responsável, divide, junto à fêmea, a tarefa de alimentar a cria. Esse belo exemplo serve de reflexão ao momento por que passa nossa sociedade, diante d os inúmeros feminicídios que nos chegam ao conhecimento. Já passa da hora de o (homem) ser humano aprender (estagiar) com as aves para mudanças que se fazem urgentes e necessárias.
sexta-feira, 8 de março de 2019
Sexo não tem idade
Por demais interessante a matéria
levada a efeito em 16 de fevereiro em A Tribuna sobre
“Sexo não tem idade”. A pesquisa é
procedente do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, e
coordenada pelo Programa de Estudos em Sexualidade (Prosex), com a psiquiatra e
sexóloga Carmita Abdo. Nela é informado que pelo menos 15% dos homens com mais
de 90 anos são considerados sexualmente ativos enquanto mais da metade do total
desses mantêm ainda interesses sexual. Isso nos faz lembrar que o envelhecer
(em velho ser) é totalmente diferente do adoecer, sendo que a sexualidade se
faz presente nos idosos e pode ser vivenciada por qualquer pessoa sadia até o
fim da sua existência quando não reprimida. O especialista a ser consultado pelo
homem é o urologista e pela mulher a ginecologista. Dessa pesquisa se conclui
que o apetite sexual no homem só desaparece com o fim da sua vida e não com o
avançar da idade.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
Pai heroi
Em recente homenagem do Rotary Santos-Oeste ao vereador Braz Antunes Mattos, me emocionei com as palavras do edil em referência ao seu pai, Nelson Antunes Mattos, já falecido. Veio-me à lembrança o sr. Abel, meu pai, português, nascido em Ranhados, uma aldeia próxima do Douro vizinho à Freguesia de Cedovim, que viria a contrair matrimônio com Maria Joaquina, nascida no Canindé (SP). Dessa união em 1942 eu nasci. Deixou sua terra natal aos 33 anos e, com a profissão de carpinteiro, em Santos, ajudou a construir o 5º edifício da orla da praia (à época somente aqueles existiam). Graças a ele, meu pai herói, carrego marcas incríveis do viver bem. Estudando as qualidades que um pai deve desenvolver para o bom exercício da autoridade concluí que o sr. Abel possuía todas, ou seja, ser presente, afetivo e interessado; ter tempo para o filho; ser amigo e admirado e aceitá-lo como ele é. Ensinou-me que o verdadeiro amor não se apossa de ninguém, mas sim lhe oferece liberdade, segurança e proteção. Faleceu aos 89 anos, em 2003. Saudades!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019
PURA EMOÇÃO
Tenho assistido à apresentação do The Voice Kids Brasil 2019 pela TV
Tribuna, agora apresentado por André Marques e Thalita Rebouças. Os candidatos
mirins são avaliados pelo corpo de jurados composto pelos ícones de nossa
música Carlinhos Brown, Cláudia Leite e Simone e Simaria. A torcida é grande
para a virada das cadeiras e a emoção que toma conta dos cantores mirins é indescritível,
contagiando os jurados e os espectadores. É um belo concurso musical, que
oferece ao público de casa um dos melhores entretenimentos nas tardes de
domingos. Programa esse que nos emociona muito ao ver e ouvir cada
audição. Talento é o que não falta a esses promissores cantores, que atuam com muita seriedade e se
submetem à avaliação dos competentes jurados, carregados de profissionalismo.
Sem qualquer sombra de dúvida, eles são sérios candidatos a mudar o rumo da
nossa qualidade musical.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS
quinta-feira, 24 de janeiro de 2019
JUBILEU DE OURO
Era março de 1964. 55 jovens de todos os cantos do País passavam em
Curitiba (PR), na Pontifícia Universidade Católica, de vestibular para
Medicina. Os aprovados participaram de tradicional trote, mas com
responsabilidade; as difíceis aulas
tiveram início, dentre todas as matérias a mais exaustiva era a de
Anatomia (a princípio a difícil convivência com cadáveres), a paciência
dos mestres, enfim até nos formarmos. Esse pequeno relato indica que ao final
deste ano, que há pouco se iniciou, a turma PUC69, em Curitiba, novamente será
recebida mas, agora, para comemorar o Jubileu de Ouro de formatura.
Passados 50 anos desempenhando papel importante na sociedade, médicos
humanistas, educadores, sanitaristas, não mediram e não medem esforços para
contribuir para o progresso da ciência médica no Brasil. Passado esse tempo,
agora todos com mais de 73 anos, quantos estarão ainda em atividade?
Estatísticas mostram que pelo menos 50% dos médicos que chegam aos 70 anos,
ainda permanecem ativos. No jantar comemorativo haverá momentos de grande
emoção quando da apresentação daqueles que já não mais estão neste plano. O
reencontro será inesquecível. Laços de amizade serão fortalecidos e a promessa
de sempre continuarmos no caminho escolhido, servindo de exemplo àqueles que
agora se iniciam na difícil tarefa de lidar com as doenças.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS - SANTOS
quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
DR.EDMAR ATIK
Fui presenteado, pelo amigo João Miguel, com dois livros de autoria do cardiologista infantil, natural desta cidade, Edmar Atik. Um, sob o título “Vamos Pra Frente Mas Sempre À Procura”, retrata sua autobiografia, relatando que perdeu a mãe aos três anos e meio, vindo o pai a casar-se pela segunda vez e sendo ele adotado pelos tios, Odete e Jorge Atik. Mas nem por isso sofreu distúrbios emocionais que lhe afetassem a formação educacional. O outro, com o título “A vida Como Ela É: Fatos Verdadeiros Da Rotina”, nos recomenda aproveitar a vida com muita gratidão. Edmar foi irmão do ginecologista Edmon Atik (falecido), é formado em Medicina (1966) pela Universidade do Brasil da Praia Vermelha (RJ), tendo realizado estágio em cardiologia pediátrica no St Christopher’s Hospital for Children (Filadélfia,EUA), um dos mais conceituados em residência médica na especialidade, fundada em 1875 pelo dr. William H. Bennett. Edmar obteve o título de professor livre docente em cardiologia no Instituto do Coração (USP) e professor titular do sistema vascular (Unimes). Pioneiro na cardiologia pediátrica a nível nacional e internacional, esse santista ilustre, que muito dignifica a medicina, merece nossos aplausos.
Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos
AMAR E AJUDAR
Quase ao final deste 2018 lembro que não se poderia prever, com precisão, o desfecho das eleições, tanto à Presidência como aos demais cargos para o ano que se aproxima. Cabe lembrar que, não existe no mundo terra tão maravilhosa como a que habitamos e, imbuídos de boas lembranças e solidários, não nos esqueçamos de agradecer ao que de bom nos foi proporcionado, oferecendo aos menos favorecidos, às crianças e enfermos, que por motivos vários se vêm privados do convívio familiar, uma corrente do bem que se concentra nas duas mais belas palavras de nosso vocabulário: ajudar e amar. Vamos fazer valer a mensagem do dr. Charles L. Heuses que cita: ao morrer, não se leva o dinheiro que economizamos durante a vida, mas levamos o dinheiro que doamos. Não levamos a comida estocada, mas a que dividimos com os menos favorecidos. O que oferecemos para ajudar o próximo, isso é o que levamos. O “excedente” esse fica para trás! A todos, indistintamente, bom Natal e um 2019 com muita paz!
Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos
Assinar:
Postagens (Atom)