quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Pai heroi

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto

Em recente homenagem do Rotary Santos-Oeste ao vereador Braz Antunes Mattos, me emocionei com as palavras do edil em referência ao seu pai, Nelson Antunes Mattos, já falecido. Veio-me à lembrança o sr. Abel, meu pai, português, nascido em Ranhados, uma aldeia próxima do Douro vizinho à Freguesia de Cedovim,  que viria a contrair matrimônio com Maria Joaquina, nascida no Canindé (SP). Dessa união em 1942 eu nasci. Deixou sua terra natal aos 33 anos e, com a profissão de carpinteiro, em Santos, ajudou a construir o 5º edifício da orla da praia (à época somente aqueles existiam). Graças a ele, meu pai herói, carrego marcas incríveis do viver bem. Estudando as qualidades que um pai deve desenvolver para o bom exercício da autoridade concluí que o sr. Abel possuía todas, ou seja, ser presente, afetivo e interessado; ter tempo para o filho; ser amigo e admirado e aceitá-lo como ele é. Ensinou-me  que o verdadeiro amor não se apossa de ninguém, mas sim lhe oferece liberdade, segurança e proteção. Faleceu aos 89 anos, em 2003. Saudades!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário