domingo, 28 de dezembro de 2014

Santos F.C.






Após tantos fatos importantes acontecidos neste ano que chega ao fim, como a Copa do Mundo, eleição presidencial etc, o Santos F.C. se tornou alvo do noticiário esportivo nacional e até internacional, em 13 de dezembro, com eleições para a escolha do seu 33º presidente. Foi eleito Modesto Roma Júnior. O pleito teve encerramento feliz, com os cinco candidatos irmanados, ao final, entoando o hino do alvinegro praiano. A alternância no poder é saudável, pois os homens passam e o Santos fica. 
Que todos possam oferecer, neste momento, auxílio ao presidente Modesto Roma para que o Santos volte a ocupar lugar de destaque no meio esportivo e social. Com Modesto no comando, amparado pelo vice César Conforti; por Fernando Gallotti Bonavides, eleito presidente da Mesa Diretiva do Conselho Diretivo; por Tremura, no Jurídico; e mais seu Conselho Gestor, cremos em um Santos Gigante.

domingo, 14 de dezembro de 2014

Vadison Espinheira




Mais um companheiro do Rotary Santos Oeste, hoje presidido por Marco Antonio Fernandes Ribeiro, acaba de nos deixar! Vadison Espinheira do Carmo, com muita competência, lealdade e dignidade exerceu por décadas profissão junto à Receita Federal. Dono de uma cultura humanística extensa, graças ao fascínio pelo estudo sempre se destacou como cidadão prestante. Nasceu para servir e construiu, junto a Ivone uma família com dois filhos, tudo dentro de um clima de amor, amizade e dedicação. Por várias vezes ele nos disse que não havia sucesso no mundo que suplantasse um lar feliz! Após mais de três décadas de convívio preservamos em nossas mentes e nos nossos corações as mais gratas recordações deste grande e já saudoso amigo! Saudades.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

SÓ NOVEMBRO?



Finda o mês de novembro e com ele a campanha sobre a saúde do homem. Várias foram as ações programadas em todo o País, desde eventos esportivos, mutirões de saúde, panfletagens em locais públicos e até palestras para leigos contribuíram com informações importantes sobre a saúde do homem. Depois dos tumores de pele o diagnóstico de câncer de próstata, no Brasil, é a segunda neoplasia mais comum entre os do sexo masculino; quando diagnosticada e tratada precocemente a cura atinge os 97%. Portanto, os exames preventivos devem se tornar rotina, sem qualquer tipo de preconceito, pois ainda há muito a ser feito e não devemos desprezar os 11 meses restantes do ano, esquecendo-nos dessa importante rotina, ou seja, a consulta ao urologista.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Prof, Clotilde Paul



Há oito anos, sob o título “À mestre com carinho” escrevi o adeus às aulas da professora Clotilde, por motivo de sua merecida aposentadoria. Acompanhei sua trajetória desde o tempo em que estudava no Colégio Monte Serrat quando nos ensinava, com muita competência e amor, línguas neolatinas, e ainda arranjava tempo para exercitar a arte e a cultura, atuando como diretora de teatro do Centro Português. Agora, em 02 de novembro, discorreu, nesta coluna, sobre a saudade. Constato, agora, que a minha saudade vai-se tornando minha companheira dos tempos vividos nos bancos do colégio em que ela lecionou. Parabéns, professora Clotilde, pela preciosa pérola literária de tanta beleza e emoção! Que saudade! 
Autoria: Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos- Santos

Anuar I Mitre





Competente profissional da área de urologia, pioneiro em cirurgia percutânea, laparoscopia e robótica, possuindo amplos conhecimentos em urologia pediátrica e em cirurgia reconstrutiva (inclusive uretra), sempre atualizado em sua área de atuação, e que, aos 65 anos ocupa o cargo de diretor do Departamento de Terapia Minimamente Invasiva da Sociedade Brasileira de Urologia, se viu agredido com três tiros, em 15 de setembro, dentro do seu consultório, em um prédio defronte do Hospital Sírio-Libanês. O agressor, Daniel Edmans Forti, especialista em medicina do trabalho, após ato maldoso, se suicidou com um disparo na cabeça. É assustador pensar que nós, médicos, atendemos com alguma frequência pacientes com problemas muito mais complexos do que uma simples dor física, e sabemos que, em nosso dia a dia, estamos sujeitos a eventuais ataques de fúria, mas seguimos em frente. Todos torcemos para que o dr. Mitre não se afaste da profissão que escolheu, pois nesses muitos anos de prática médica e na Faculdade de Medicina da USP, ele é reconhecido como um dos mais conceituados urologistas deste País.

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Mais Medicos




Após mais de quatro décadas dedicadas ao ensino da Medicina, fui designado, como Fiscal Aplicador no Vestibular de Medicina da Unimes juntamente com outros professores, visando selecionar cem entre dois mil inscritos. Durante quatro horas de provas e duas em seu preparo, pude vivenciar a riqueza de sonhos daqueles jovens tentando conquistar uma daquelas vagas. Apesar de o médico haver perdido muito seu aspecto místico, mas ainda sendo um dos mais importantes profissionais a serviço da sociedade, quando em sala de aula digo que nós, os médicos, somos amados não pelo saber ou poder, mas pela nossa solidariedade humana. A nós não é dado o dom de fazer milagres mas, importante é o nosso envolvimento com cada paciente. Quando da devolução da prova desejava-lhes boa sorte, torcendo para que possam vir eles a substituir os médicos estrangeiros contratados pelo programa governamental, ao que eles sorriam e agradeciam.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Jorge Monte Alegre





Em 06 de setembro, Jorge Monte Alegre nos deixou. Tinha um amor muito  grande pela vida, e sempre enfrentou os exames preventivos com altivez. Ainda muito jovem aprendeu que só a  prática é que traz a perfeição. Guardo suas palavras com muito carinho quando me disse estaria presente em homenagem prestada a mim; mas quis  o destino que sua glândula hepática lhe pregasse uma peça, afastando-o de nosso convívio. Jorge, foi por muitos anos a alma do Clube XV, tendo sido seu presidente de 1994 a 2005. Recebeu a herança de seu pai, um administrador admirável que, na opinião do dr. Fernando Durval de Souza Brito, presidente do Clube XV no período de 1979 a 1982, foi o melhor tesoureiro que o clube havia tido. Tive o privilégio de ser seu companheiro no Rotary Clube Santos-Oeste e sentir seu entusiasmo na filosofia adotada pela entidade – “dar de si antes de pensar em si” e sem dúvida: “Mais se beneficia quem melhor serve”. Jorge deixas saudades àqueles que com ele conviveram.

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS - SANTOS

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Grande é a emoção



Na sexta-feira, 19 de setembro, fui homenageado, na Câmara de Santos, onde recebi o título de 
Cidadão Emérito, por indicação do vereador Igor Martins. Como acontece a todos os que têm a felicidade de atravessar situações como homenagens, discursos de formatura, palestras, enfim, 
solenidades onde devemos nos expressar a fim de agradecer a comenda recebida, enaltecer formandos e até mesmo fazer comentários públicos sobre eventos atinentes à profissão, bem 
como em palestras, não raras as vezes a voz, pela emoção, nos trai. 
Não nos deixa dar ênfase às frases e, nossa mente, também nos trai, fazendo com que esqueçamos desta ou daquela pessoa.
Ainda, sob o efeito da emoção, quero deixar registrado meu profundo apreço e carinho ao povo de Santos, pela acolhida a mim dada, não só na Câmara, como no dia-a-dia pós homenagem, onde 
manifestações de carinho me deixam sem palavras. 
A todos eles, meu eterno obrigado!

Novembro azul



Participamos no período da 03 a 06 de, setembro  do XIII Congresso Paulista de Urologia, realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel, maior evento promovido pela Sociedade Brasileira de Urologia neste ano. Cerca de 513 palestrantes tiveram 120 horas ministradas para se atualizar, debater e aprender com profissionais que, de fato, falam do que fazem no seu dia a dia, além de publicar conteúdos científicos que impactam na prática clínica. Como sempre acontece, a próstata foi um dos temas mais debatidos, pois o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás do câncer de pele. O mês de outubro é marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecido como Outubro Rosa; agora é a vez dos homens, e novembro é, internacionalmente, dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. No dia 17 de novembro se comemora o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Segundo estudos da SBU, em parceria com o Lab Bayer, 50% dos homens não fazem exames de próstata, talvez por preconceito.

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS, SANTOS

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Robinho e o Santos



Em seu livro A ginga e o jogo, Armando Nogueira (in memorian) pelos idos de 2003 escrevia: “Robinho tem duas pernas que, no instante do drible, viram dez, e completava: mas o que me empolga no estilo é mesmo a finta estonteante”. Explodiu ele, no futebol, de forma meteórica, na vitoriosa campanha do Santos, no Campeonato Brasileiro de 2002. Em 2004, ele voltou para ajudar a equipe alvinegra a garantir o título na partida final, contra o Vasco. Em sua despedida, em 2005, quando foi para o Real Madrid, escrevi que deixava ele seu time do coração “Santástico” para quem sabe tornar-se “Galáctico”! Teve ele várias passagens pela Seleção e por vários clubes europeus e, agora, retorna ao Santos com seu futebol moleque. Espera-se que, neste segundo empréstimo, ele possa ajudar seus companheiros e o Santos FC a ganhar títulos. Resta-nos a esperança de ouvir o clamor da torcida: “O-lê-lê! O-lá-lá! O Robinho vem aí e o bicho vai pegar”. Com técnica e disciplina, dando o sangue com amor, pela bandeira que ensina lutar com fé e ardor.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Armênio Mendes



Salão do Mendes Convention Center, em 02 de agosto, foi pequeno para receber tantos amigos e personalidades que lá foram abraçar, Armênio Mendes, um visionário que mudou a região e contribuiu e contribui para o desenvolvimento desta cidade de Santos, pela passagem de seus 70 anos. Seus filhos Alex, Carol e Paulo Veríssimo Mendes foram perfeitos na recepção aos políticos, empresários, amigos, funcionários e familiares que, tornaram aquele evento uma noite inesquecível. Nos telões instalados ao redor do salão, foi retratada sua vida, desde que aqui chegou, vindo de Portugal, com 18 anos e que, com humildade e muito trabalho, deu início às obras que mudaram o perfil desta cidade. Apesar do seu sucesso, não se esqueceu ele da benemerência e abraça, com fervor, muitas causas sociais da região. À entrada havia uma urna, onde tudo o que ali fora depositado teve como destinação as crianças abrigadas na Escola Portuguesa. A cantora Paula Fernandes, presente ao encontro, ofereceu um show de tecnologia contemporânea no palco. Longa vida a esse empreendedor luso-brasileiro, querido por todos, chamado Armênio Mendes.

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Plebiscito na seleção






Aplicam-se no tratamento em Medicina as Leis de Loeb, que consistem em: se o que você está fazendo está fazendo bem, continue fazendo; se o que você está fazendo não está fazendo bem, pare de fazê-lo; se você não sabe o que fazer, não faça nada; e nunca faça o tratamento ser pior que a doença. Aplicando-se a lei acima, para outras atividades do dia a dia, fica claro que a atividade de um técnico de futebol encaixa-se muito bem nela. Levando em consideração que nada mexe mais com o coração do brasileiro do que o futebol, é de bom tom um plebiscito nacional visando a escolha do técnico da seleção brasileira, para as próximas competições. Quatro anos se passaram e voltamos ao mesmo enigma: escolheu-se o mesmo técnico perdedor de outrora! Que acontececeu com os dirigentes da CBF? Penso que os 7 a 1 da Alemanha tenha a ver com o “primo alemão” vulgarmente chamado de Alzheimer. Muitas controvérsias reserva-nos o futuro até chegarmos ao hexa, na Rússia! “Zangado” nós já sabemos que Dunga é. Será que um dia o veremos “Feliz”?
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Alegria e Felicidade




Que diferença existirá entre esses sentimentos? A alegria é rápida, vem de fora para dentro (vide classificação do Brasil ao derrotar nos pênaltis o time do Chile) já a felicidade vem de dentro, é formação interior elaborada por nossas mentes e  pelos nossos atos. Ela é gratuita e fácil de produzir, dependendo dos ingredientes que chegam ao nosso pensamento. Amor, fé e ajuda ao próximo são algumas das essências que, praticadas, darão  constante felicidade. Normalmente damos aos outros roupas velhas e que não nos servem mais. Você já pensou em tirar do seu guarda roupas uma peça bem bonita e “DAR” a aquela pessoa que não pode comprar uma igual? Veja a expressão de alegria no rosto dessa pessoa e sinta o quão é gostoso poder deixar alguém alegre. Portanto estar alegre pode ser passageiro mas estar feliz é eterno e não depende de nada. Basta apenas que você olhe para dentro de si mesmo e acredite em tudo o que pode realizar, naquilo que pode construir.O segredo da felicidade é encontrar a nossa alegria na alegria dos outros.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

Museu Pelé


Foto: SANTOS - SP - DOMINGO, 6 DE JULHO DE 2014
JORNAL "A TRIBUNA"
OPINIÃO DO LEITOR

MUSEU PELÉ

Fui contemplado na minha adolescência em ver crescer o Rei do futebol mundial. Ainda não era profissional de futebol e já se podia prever, com seus dribles desconcertantes, o nascimento do maior jogador de todos os tempos, Pelé! Tive a sorte de acompanhar todo o seu trajeto, desde o início até seu crepúsculo, imitando o comentarista Fiore Gilliot: “Fecham-se as cortinas e encerra-se o espetáculo: quem viu, viu, quem não viu só no Museu verá! Junto aos meus netos Andrey e Mateus, não podia ser melhor a manhã de domingo, 22 de junho, ao visitar o já nosso Museu Pelé. Pude rever meu passado recente e contar-lhes que tive a ventura de ver tanta coisa sublime que, somente ele, soube criar num campo de futebol. Para os que têm a sagrada paixão pelo futebol, como eu, dá-nos orgulho visitar este museu que tanto engrandece Santos e o Rei Pelé!
 
Autoria: Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos.

Fui contemplado na minha adolescência em ver crescer o Rei do futebol mundial. Ainda não era profissional de futebol e já se podia prever, com seus dribles desconcertantes, o nascimento do maior jogador de todos os tempos, Pelé! Tive a sorte de acompanhar todo o seu trajeto, desde o início até seu crepúsculo, imitando o comentarista Fiore Gilliot: “Fecham-se as cortinas e encerra-se o espetáculo: quem viu, viu, quem não viu só no Museu verá! Junto aos meus netos Andrey e Mateus, não podia ser melhor a manhã de domingo, 22 de junho, ao visitar o já nosso Museu Pelé. Pude rever meu passado recente e contar-lhes que tive a ventura de ver tanta coisa sublime que, somente ele, soube criar num campo de futebol. Para os que têm a sagrada paixão pelo futebol, como eu, dá-nos orgulho visitar, este museu que tanto engrandece Santos e o Rei Pelé!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

domingo, 22 de junho de 2014

Joaquim Rodrigues


Foto: SANTOS - SP - DOMINGO, 22 DE JUNHO DE 2014
JORNAL "A TRIBUNA"
OPINIÃO DO LEITOR

JOAQUIM RODRIGUES

 Dia 28 de maio último, na Câmara de Santos, Joaquim Rodrigues de Souza recebeu o honroso título de Contabilista Emérito. Nascido em Cajuru, São Paulo, reside em Santos desde 1952. Formou-se contabilista pelo antigo Instituto de Comércio de Santos, atual Escola Acácio de Paula Leite Sampaio, e advogado pela Faculdade de Direito de São Carlos, em 1972. O dr. Joaquim foi aceito no Rotary Santos-Oeste em 23 de setembro de 1972, como sócio-fundador. De generosidade ímpar, exerce seu companheirismo em sua dimensão mais sublime; servir. Conhece por experiência própria o valor do “dar de si antes de pensar em si”. Na religiosidade, ocupou, em 1986, o cargo de presidente do Serra Clube de Santos. Instituição que reza pelas obras sacerdotais, religiosas e missionárias da Igreja Católica. Movido pela fé em Deus e o ideal de servir, claramente simbolizadas pelas instituições, as quais se dedica o tempo todo, Joaquim e sua esposa Coraly acreditam que todo ato de bondade aproxima as pessoas para a construção de um mundo melhor. 
Orgulhamos-nos de sua amizade!
 
 
Autoria: Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos.

Dia 28 de maio último, na Câmara de Santos, Joaquim Rodrigues de Souza recebeu o honroso título de Contabilista Emérito. Nascido em Cajuru, São Paulo, reside em Santos desde 1952. Formou-se contabilista pelo antigo Instituto de Comércio de Santos, atual Escola Acácio de Paula Leite Sampaio, e advogado pela Faculdade de Direito de São Carlos, em 1972. O dr. Joaquim foi aceito no Rotary Santos-Oeste em 23 de setembro de 1972, como sócio-fundador. De generosidade ímpar, exerce seu companheirismo em sua dimensão mais sublime; servir. Conhece por experiência própria o valor do “dar de si antes de pensar em si”. Na religiosidade, ocupou, em 1986, o cargo de presidente do Serra Clube de Santos. Instituição que reza pelas obras sacerdotais, religiosas e missionárias da Igreja Católica. Movido pela fé em Deus e o ideal de servir, claramente simbolizadas pelas instituições, as quais se dedica o tempo todo, Joaquim e sua esposa Coraly acreditam que todo ato de bondade aproxima as pessoas para a construção de um mundo melhor.
Orgulhamos-nos de sua amizade!

domingo, 8 de junho de 2014

Robô na Urologia


Foto: SANTOS - SP - DOMINGO, 8 DE JUNHO DE 2014.
JORNAL "A TRIBUNA"
OPINIÃO DO LEITOR

ROBÔS NA UROLOGIA

                                                                 De 16 a 21 de maio foi realizado, em Orlando, Flórida (EUA), o 109º Meeting da Associação de Urologia Americana (AUA), congregando um total de 16 mil profissionais de todo mundo, sendo 600 o número aproximado de brasileiros. Pela oitava vez, o dr. Fernando Kin – brasileiro radicado em Denver – presidiu o programa, de cinco horas, para os urologistas de Língua Portuguesa. O último dia, foi dedicado aos high light, com reapresentação de cinco trabalhos selecionados da USP, do professor  Miguel Srougi.  

                                                                 Considerado o maior e melhor encontro de urologia do planeta, nele são discutidos e apresentados trabalhos e pesquisas, bem como resultados de tratamentos e uso de novas tecnologias, como robótica e laparoscopia (cirurgias minimamente invasivas), hoje aplicadas em mais de 90% dos procedimentos realizados nos Estados Unidos. No Brasil, poucos centros - Sírio-Libanês, Einstein etc. – possuem o robô. O alto preço da máquina e a longa curva de aprendizado do operador são consideradas as causas da ausência dessa tecnologia.

Manoel Ramos e Neide Ramos - Santos

No período de 16 a 21 de maio foi realizado, em Orlando, Florida (EUA), o 109º Meeting da AUA ( Associaçao de Urologia Americana ) , congregando um total de 16 mil profissionais do mundo todo, sendo de 600 o número aproximado de participantes brasileiros. Pela oitava vez, o dr. Fernando Kin, brasileiro radicado em Denver, presidiu o programa de cinco horas dedicado aos numerosos urologistas de Lingua Portuguesa ficando patenteado o prestigio da Urologia Brasileira Considerado o maior e melhor encontro de urologia de todo o mundo, Nele são discutidos e apresentados todos os trabalhos e pesquisas realizadas na área, bem como resultado de tratamentos e uso de tecnologia avançada, como a robótica e laparoscopia, cirurgias minimamente invasivas, hoje aplicadas em mais de 90% dos procedimentos realizados nos EUA, como próstata, rim, bexiga etc. No Brasil, poucos centros possuem o robô (Sirio Libanes,Einstein dentre outros) .Explicam-se como causas ao alto preço da máquina,e a longa curva de aprendizado  do operador  .

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Certezas na vida



Em evento, o palestrante procurava convencer os participantes de que na vida só haviam duas certezas: a morte e os impostos. Surpreendeu-nos a afirmação, pois a vida nos foi ensinando que podemos acrescentar uma outra, o “tudo passa, tudo muda”.
 
Um antigo monarca vivia triste e aborrecido, com quadro onde afloravam todos os sentimentos ruins. Reuniu os sábios da corte para que lhe orientassem como sair desse mal interior, pois, materialmente, nada lhe faltava. E foi escutando as sugestões. Um deles disse-lhe para que pegasse seu anel e mandasse gravar “tudo passa”. Quando tivesse algum problema bastaria ler aquelas palavras por várias vezes. E assim procedeu. Sua vida se transformou e os bons momentos ressurgiram.
 
Nesse “tudo passa” encerram-se as mudanças do corpo, pensamento, moda e entendimento.
 
Por que Neymar tem tatuado no pescoço essas palavras? Talvez elas lhes tragam paz, alegria e solução para as adversidades do seu próprio palácio interior.

 

                                                                           


quinta-feira, 15 de maio de 2014

Seja Voluntário!


                                
 

 Em conversa com Wilson de Almeida Filho, participante há vários anos da Mesa Administrativa da Santa Casa, veio à tona a dificuldade em se preencher o quadro de voluntários daquela casa. As tarefas são simples, mas fundamentais dentro de uma rotina hospitalar, como a troca de lençóis, desinfecção de leitos, servir refeições, ajudar na higiene e conduzi-los a exames. Atuam, também, no setor de costura, confeccionando roupas para uso interno, além de enxovais que são doados às gestantes carentes. Não raras as vezes oferecem palavras de conforto, ou mesmo tornam-se  confidentes. Um dos diagnósticos comuns na prática diária dos médicos é a depressão causada pelo estresse, ociosidade, solidão etc. Esse quadro tem como um dos fatores da cura a associação ao voluntariado, a prática de algum trabalho onde se doe algumas horas semanais em prol da comunidade. Essa valorização do tempo em ajudar o próximo só trará felicidade e estar-se-á construindo uma sociedade mais humana. Associe-se!

domingo, 27 de abril de 2014

Navir Henrique


Após luta admirável pela sobrevivência, acometido que fora por um problema recidivante de bexiga, Navir Henrique de Amorim deixou-nos aos 87 anos, em 07 de abril. Veterano violinista de choro e seresta, foi um dos responsáveis pela parte musical dos programas infantis da Rádio Atlântica de Santos na década de 50, e o Clube do Choro de Santos sempre reconheceu sua importância no cenário e tradição de nossa música. Corintiano convicto e barbeiro de profissão, concentrava-se na arte milenar da manipulação capilar sempre fiel a seus clientes até os últimos dias de sua vida terrena. Já no paraíso terá bons papos junto a Alayde Camargo (Dindinha Sinhá) e os anjos, dando bons conselhos aos novatos que chegam. Quanto a nós, aqui na Terra, nos sentimos órfãos e com saudades imensas.

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Paulo Mauá



O Rotary Clube Santos-oeste, através do companheiro Paulo Mauá, em parceria com a Yamaha Musical do Brasil, no dia 29 de março, no Theatro Guarany, apresentou noite especial por ocasião da entrega de diplomas aos formandos da Casa da Visão, entidade dirigida pelo Santos-Oeste, com participação especial da APAE de Santos. Totalmente lotado o teatro, pudemos  acompanhar o carinho e a eficiência do apresentador, provando à plateia o poder da música em transformar vidas. Em momento de descontração, um dos alunos da APAE confidenciou ao maestro que Beethoven havia morrido, pedindo-lhe que não ficasse triste. Paulo acaba contagiado pelo riso do menino que, com esse ato, emocionou, também os presentes. Ali, pode-se sentir o amor que Paulo dispensa aos seus discípulos através do ensino musical. Parabéns!

quinta-feira, 10 de abril de 2014

PSA e EN2



 

Recebi, do companheiro do Rotary Santos-Oeste, Antonio Antunes, e-mail discorrendo: “Uma esperança masculina: exame de urina para a detecção do câncer da próstata é o mais extraordinário avanço em duas décadas”. Está sendo desenvolvido, por pesquisadores da Universidade de Surrey, Inglaterra, teste que verifica a presença na urina e não no sangue da proteína EN2, também indicativa da existência de câncer, que é naturalmente sintetizada durante o desenvolvimento cerebral do feto. No nascimento, a sua produção diminui consideravelmente e só retorna quando há presença de células prostáticas doentes. A diferença entre os exames de PSA e de EN2 é enorme segundo o relato. O teste de urina tem eficácia de 66%, taxa até três vezes maior que o do sangue, sendo que “a ideia é que no futuro o exame substitua o toque retal”. Termina o escrito: “Antes que se comemore o fim desse recurso ainda há um longo caminho a percorrer; portanto mantenha rigorosamente sua visita anual ao urologista obedecendo os protocolos existentes: PSA, toque e, se necessário, a biópsia

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS - SANTOS.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Hérnia e Futebol


Há anos venho lutando contra hérnia de disco (compressão L4 e L5), que me afastou de um lazer que muito gosto, ou seja, jogar futebol. Agora, por ocasião do Carnaval, fui recarregar baterias em um rancho, no Embu das Artes.

No sábado, ao caminhar, notei que as dores eram inexistentes o que me animou a aceitar convite para participar de um rachão. Por opção ocupei a lateral direita e diga-se, poucas foram as bolas direcionadas a mim, mas creio ter me saído bem, e o melhor, sem dores. Corri, aos 72 anos, como uma criança ávida a chutar uma bola; a alegria era incontida. No retorno, em reunião científica no Hospital das Clínicas, comuniquei o fato ao prof. dr. Miguel Sroughi, que me orientou a procurar, também, outros exercícios, para enrijecer os músculos da região lombar.

Já no sábado, comuniquei ao treinador do Barray Vento, time do meu coração, de meu retorno à equipe; e também me coloco à disposição do Felipão, pois estou apto a ocupar, caso necessite, a lateral direita da seleção.



MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 6 de março de 2014

QUALIDADE DE VIDA


Foto: SANTOS - SP - DOMINGO, 2 DE MARÇO DE 2014
JORNAL "A TRIBUNA"
OPINIÃO DO LEITOR

QUALIDADE DE VIDA

                                Interessante a entrevista do dr. Flávio Gikovate, médico-psiquiatra, psicoterapeuta, conferencista e escritor, dada a um órgão de imprensa, discorrendo sobre “felicidade democrática” e “felicidade aristocrática”. A “democrática” envolve coisas que temos, não aumentando nem diminuindo a chance de os outros alcançarem, tais como amor, valores éticos, comportamento digno e aceitável, orgulho de sermos decentes etc. Já a “aristocrática” cujos valores consistem em dinheiro, magreza, beleza e fama que, se colocados também como qualidade de vida, levarão as pessoas à infelicidade e à má qualidade de vida. Segundo ainda Gikovate, quem corre muito atrás de dinheiro, de ganhar e/ou gastá-lo, na verdade, perde um tempo que poderia ser dedicado a coisas muito mais interessantes. Qualidade de vida é mais que ter uma boa saúde física ou mental; é estar bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em constante equilíbrio.

Autoria: Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos.


Interessante a entrevista do dr. Flávio Gikovate, médico-psiquiatra, psicoterapeuta, conferencista e escritor, dada a um órgão de imprensa, discorrendo sobre “felicidade democrática” e “felicidade aristocrática”. A “democrática” envolve coisas que temos, não aumentando nem diminuindo a chance de os outros alcançarem, tais como amor, valores éticos, comportamento digno e aceitável, orgulho de sermos decentes etc. Já a “aristocrática” cujos valores consistem em dinheiro, magreza, beleza e fama que, se colocados também como qualidade de vida, levarão as pessoas à infelicidade e à má qualidade de vida. Segundo ainda Gikovate, quem corre muito atrás de dinheiro, de ganhar e/ou gastá-lo, na verdade, perde um tempo que poderia ser dedicado a coisas muito mais interessantes. Qualidade de vida é mais que ter uma boa saúde física ou mental; é estar bem com você mesmo, com a vida, com as pessoas queridas, enfim, estar em constante equilíbrio.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Barray Vento







                            A minha identificação com a bola data de várias décadas, quando seu Abel, meu pai, resolveu me presentear com uma de borracha, que pulava excessivamente. Todas as outras bolas que utilizava eram feitas de meias enchidas por panos ou papéis. Com a bola que ganhei  me tornei um herói, mas só enquanto ela durou. Depois, quando já não mais prestava, me sacaram da equipe sem dó, nem piedade. Selado meu futuro como futebolista aderi de corpo e alma à Medicina. Dias atrás, quis o presidente do Esporte Clube Barray Vento, Ricardo, equipe que joga nas tardes de sábado, defronte da Ilha Urubuqueçaba, homenagear seus atletas mais velhos, e eu e o Jair Mafuz,  sócios fundadores, fomos os escolhidos. Como recordação nos foi ofertada camisa do Clube gravada com nossos nomes. Aviso aos torcedores que aguardo condições melhores de uma hérnia de disco para voltar a ocupar a lateral direita, isto é, se deixarem, para glória do nosso Barray Vento.

Esporte é saúde!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Café Suspenso



Existe uma relação direta entre bem estar, felicidade e saúde nas pessoas gratas e generosas, pois são essas as mais felizes, O amigo e professor Dirceu Fernandes Lopes, da USP, me informou de iniciativa denominada Café Suspenso. Originária de Nápoles, mas muito presente na Bélgica e em outros países o Café Suspenso consiste em uma doação dessa bebida a alguma pessoa necessitada. Por exemplo: Ao tomarmos um café pagamos pelo mesmo duas vezes, um se refere ao nosso consumo imediato e o outro, se  destina ao "suspenso", que vai servir a algum carente que procure aquele estabelecimento.  Através desta ação, qualquer pessoa necessitada poderá se beneficiar dessa bebida, quando não dispor de dinheiro, que já foi adiantado pelo anônimo benfeitor. Para além do café, já há, também, quem estenda o benefício a pães, bolos ou até refeições completas. Temos a certeza de que esse «café suspenso» é, sem dúvida, a bebida da caridade cristã e da solidariedade de todos os homens e mulheres de boa vontade. Ninguém pode, por si só, acabar com a fome no mundo, mas todos podemos proporcionar, pelo menos, uma comida ou bebida quentes àqueles desprovidos de recursos. Será que algum dia poderemos ver, em nosso País, essa prática de caridade, com honestidade?

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Surpresas do destino




Por diversos anos consecutivos, como palestrantes do Curso Intensivo Vivêncial do Casamento (CIVC), apresentamos aos participantes a foto de um enlace, a qual ao ser perguntado se reconheciam alguém, respondiam sem titubear ser a de Michael Shumacher, constatando nós o conhecimento daqueles sobre o alemão sete vezes campeão mundial de Fórmula-1.

 Com apenas quatro anos, ganhou do pai um kart dando início aí à sua vitoriosa carreira. Apesar de sonhar em ser jogador de futebol foi em todas as fórmulas de velocidade que conquistou o mundo. Sofreu várias quedas: em 1999, fraturou uma perna no GP da Inglaterra; em 2006 outro grave acidente de moto, na Espanha, sofreu lesões na coluna e pescoço, mas nada comparado ao ocorrido no final de 2013, quando em momento de lazer, na estação de Meribel (Alpes franceses) perdeu o equilíbrio e caiu, batendo a cabeça em uma pedra, entrando em coma.

Schumacher sempre esteve envolvido em inúmeros esforços humanitários, doando dezenas de milhões de dólares para os mais necessitados, mas, a palavra Maktub, de origem árabe, que significa “já estava escrito” ou “tinha que acontecer”, é a surpresa que o destino não nos revela.

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Rumo ao Hexa


Levando em consideração que nada mexe mais com o coração do brasileiro do que o futebol, faltam seis meses para o início da 20ª edição da Copa do Mundo da Fifa em nosso País, evento que deverá envolver todos os setores da Nação. A primeira Copa, disputada em 1930, foi considerada como o maior evento esportivo do planeta, superando inclusive os jogos olímpicos. Nosso país é líder absoluto na conquista do galardão máximo do futebol, são cinco os títulos vindo a seguir a Itália com quatro; a Alemanha três e, uruguaios e argentinos dois cada um; França, Inglaterra e Espanha saíram vitoriosos apenas uma única vez. Nosso território abrigará a competição pela segunda vez, devendo esta ser uma revanche pois em 1950 deixamos escapar o título, em pleno Maracanã, perdendo para os uruguaios. Estradas, hotéis, aeroportos, arenas, enfim, foi e está sendo criada toda infraestrutura visando acomodar os milhares de turistas que para cá acorrerão visando assistir às partidas. Queira Deus possamos cantar o refrão: Brasil é hexa; é hexacampeão!


Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Santos.