quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Renovar Energia



                                                                             Para recuperarmos a energia do atribulado dia a dia, e atendendo a compromissos profissionais, nos dispusemos a viajar, via cruzeiro marítimo, através da embarcação Splendour of the Seas, vindo da Europa (Barcelona) até Santos. Lá, nos foi dado a conhecer a sede e estádio (Camp Nou) do Barcelona, clube de Neymar, e toda sua estrutura, bem como as cidades europeias de Cadiz, Tenerife e Lisboa, todas nos impressionando pela hospitalidade e limpeza.
Já em águas brasileiras nos foi informado pelo comandante que a primeira terra a ser avistada era o arquipélago de Fernando de Noronha, distante 545 km do continente, bem como tomamos conhecimento de toda a sua riqueza marinha. O que nos impressionou por demais foi a visita, quando da parada no Rio de Janeiro, ao Complexo do Alemão, região agora pacificada e seu teleférico, cuja visão é indescritível.

Todas as emoções por qual passamos, com a energia renovada, nada se compara à chegada à região mais importante do planeta, nossa Santos.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

HIPOCRATES





Considerado como o “Pai da Medicina”, talvez o maior conhecedor na antiguidade de cálculos urinários, em seu famoso juramento disse: “Eu jamais praticarei a operação da talha” (abertura da bexiga para se retirar as pedras que vêm dos rins ou que lá se formam).  

Com esses dizeres de Hipócrates, sofreu a medicina muitos séculos de atraso, pois poucos assumiam a responsabilidade em abri-la, pois é um órgão muscular oco reservatório da urina. 

Durante as 24 horas do dia, cerca de 180 litros de sangue são levados aos rins pelas artérias renais, desses, um litro a um litro e meio se transformam em urina  que é levada à bexiga para ser armazenada. Durante essa transposição não sentimos nenhum desconforto que só se manifesta quando ela atinge sua capacidade total, que é diferente para cada pessoa.
                                                                                                       
Hoje as cirurgias são menos invasivas e Hipócrates, se tomasse conhecimento da nova medicina, talvez mudasse seu juramento.

Trabalho Voluntário




Relendo alguns trabalhos antigos, me chamou a atenção uma questão muito atual, a depressão, um dos diagnósticos comuns, na prática diária dos médicos. Ela se manifesta do estresse do cotidiano, onde a ociosidade, a solidão, dentre outros fatores, são os principais desencadeadores. Lembro que Sílvia Maria Smolka Marques, à época presidente do Centro de Voluntários de Santos, em belo trabalho, publicado em A Tribuna, edição de 16/7/2001, nos dá excelente dica, ou seja, que nos associemos, voluntariamente à prática de algum trabalho, doando apenas duas horas semanais de nossas vidas em prol da comunidade. Essa valorização do tempo ocioso em ajudar o próximo só nos trará felicidade e estaremos contribuindo com o mandamento maior: “amai-vos uns aos outros”

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Saúde do Homem



Neste novembro, onde campanhas são direcionadas ao bem estar do ser masculino, nunca é demais falarmos sobre um dos piores males que o afeta, o câncer de próstata. O PSA (Antígeno Prostático Específico), mais o toque retal, exame mais preciso para se detectar a doença e que gera na cabeça desse fantasias negativas e receios, leva três ou quatro segundos e é indolor. Há também um sentimento, que é muito forte, o de exteriorizar uma fraqueza se a doença for descoberta. É comum descobrir-se um câncer no indivíduo e ele entrar em pânico, não pela doença, isso porque o câncer é por demais relacionado com morte, e ele não aceita essa ideia, prefere enfiar a cabeça embaixo da terra a enfrentar o mal. Há, portanto, que haver maior conscientização e menos preconceito, pois nada há de vergonhoso no ato de se prevenir contra esse tipo de doença.

Alguns Passos



Recebemos, gentilmente, do dr. Jorge Martins Franco, pequeno livrete sob o título Alguns Passos, discorrendo sobre sua família e seus 84 anos de vida. Casado com Maria do Rosário, gerou dessa união quatro  filhos, que seguem, também, diariamente, os princípios cristãos. Muitas são as curiosidades que ele descreve no livrete, dentre elas a de que queria ser padre. Em artigo, publicado em 09/1/2006, sob o título "Relembrando o Mosteiro", na Tribuna Livre, cita passagens de sua infância pobre, no Mosteiro de São Bento, em São Paulo. Diz no artigo que “Aquele desejo ardente de subir num altar, pregar a Palavra e viver exclusivamente para Deus e para os irmãos, passou em 1946, mas não morreu nunca em mim”. Relata: “ainda hoje, alguém conversando comigo sobre assuntos gerais, costumeiramente pergunta: Você é padre?” Radicado em São Vicente, freqüenta várias lojas de assistência aos pobres. Pessoa admirável, profundo conhecedor dos locais sacros em Jerusalém, está sempre presente nas causas da Santa Igreja, que Deus o abençoe e que faça se concretizar seu sonho.

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Manuel Padeiro





"Quando nasci eu era o único que chorava, e todos sorriam; hoje, na minha despedida, eu sorrio e muitos choram”. Em 18 de setembro nos deixou o  dr. Manoel Padeiro. A classe médica, principalmente a área da pediatria santista está de luto. Por  quatro décadas ele fez da pediatria  sua razão de viver. Nascido em Coimbra adotou Santos como sua encantada cidade para viver e trabalhar. Tive o prazer de sua convivência  nos cursos do Saturnino de Brito, em Santos, e gratas são as recordações, de pacientes comuns que tivemos. Muito cedo tomou ciência da enfermidade que o acometera e percebeu que, ser feliz era acreditar em si próprio, na sua família e no seu trabalho; mas, acima de tudo em Deus! Manoel, tuas crianças, tanto do consultório como do berçário onde davas assistência, continuarão crescendo e nunca se esquecerão de ti, sendo que muitas dessas compareceram para  dar-te um último adeus. Agora no céu, descansa com toda paz que o Senhor te reservou. Saudades! 


MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Loreka e Alzheimer

                                                              


 Há tempos escrevemos sobre o mal de Alzheimer, doença  que provoca a perda das funções intelectuais, reduzindo a capacidade de trabalho e relação social, interferindo no comportamento e na personalidade do indivíduo. Dentro desse contexto me referi à Loreka,  fêmea do gênero papagaio,  cuja relação comigo, ao inverso da minha esposa Neide, não é nem um pouco amistosa. Ave por demais inteligente consegue imitar a voz humana, mas sua animosidade por mim teve início quando, propositadamente, negava-lhe o alimento que trazia nas mãos. O tempo se encarregou, naturalmente, de proporcionar situações distintas. Quando da minha presença próximo ao viveiro ela se transforma: o olhar fixo, as penas eriçadas e a posição de ataque. Já afastado, ela me imita nos assobios em infindável variedade de sons, temos até um grito de guerra! Mas o tempo passou e os hábitos não se modificaram. Agora, temos a companhia de outra ave, uma calopsita, inteligente e dócil, para servir de mediadora entre eu e a Loreka. Que irá acontecer com essa nova parceria? No reino humano naturalmente pediria ajuda a uma Escola Freudiana? E no reino das aves? Teremos analistas para desvendar essa encrenca? Poderá ser afetada pelo Alzheimer e ainda tornar-se minha amiga? Respostas para as próximas décadas.

Exames Preventivos





                                         A 16ª edição da Semana da Saúde do Homem, parte integrante do calendário oficial do município de Santos, instituída pela Lei Municipal 1.600, de junho/97, de autoria do ex-vereador Martinho Leonardo e sancionada pelo ex-prefeito Beto Mansur, se encerrou no final de agosto. Este ano a coordenadora municipal da Saúde do Adulto e do Idoso, Ângela Cafasso dos Reis Neto, deu sequência ao calendário nacional de ações voltadas à saúde masculina sob o lema “Não importa o tipo de homem que você é, desde que se cuide”. Os objetivos da campanha visam à conscientização dos homens sobre a importância em se submeter a exames preventivos (doenças cardiovasculares, próstata, disfunção erétil, dentre outras). Cada vez mais claro está que a qualidade de vida do homem melhora, e os gastos do poder público diminuem, quando há a prevenção. A medicina do passado era a arte de curar doenças; a do futuro será, sobretudo, a de preveni-las e erradicá-las.

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Rever Conceitos




                                                                                  O mundo mudou! O Japão com seus mais de 120 milhões de habitantes tem, dentre esses, aproximadas 50 mil pessoas com mais de 100 anos. O homem está vivendo mais e a idade cronológica, como elemento divisório de idoso, tem que ser reconsiderada! Um setentão, com corpo sarado, que todo dia pratica exercícios, não pode ser equiparado àquele de menos idade, que nada faz e tem o andar trôpego pelas circunstâncias do seu viver. A idade produtiva do homem vai até quando ele se interessar em aprender e ensinar. Em certas funções ditas públicas os mesmos se vêm obrigados a parar a vida produtiva ao atingir 70 anos. Não serão os mais fortes, nem os mais inteligentes que sobreviverão. Os sobreviventes serão os que aceitarem mudanças; os que ministrarem ensinamentos aos mais jovens apesar dos cabelos ralos e brancos. Esses, sim, são os que permanecerão e os que mais resistirão à ação dos anos.
É meritório saudar a Unimes pela contratação, visando

 Atuar em suas divisões de ensino, de pessoa já septuagenária.

Reflexão em Lisboa





                                                                               Na linda viagem a Portugal por ocasião da Convenção do Rotary Internacional, demos uma esticada até Fátima para visitar uma das primeiras catedrais de amor da humanidade. Centenas e centenas de pessoas, com flores e velas, lá se encontravam em oração ou pagando promessas. Planejávamos ter a companhia da sra. Aida, pessoa amiga, nascida em Mêda, região do D’Ouro, intimamente ligada ao ramo da panificação santista, infelizmente, por motivos vários, não pôde aceitar nosso convite. No regresso a Lisboa, estivemos no Oceanário, local que abriga o segundo maior aquário da Europa onde se vê as mais variadas espécies de peixes e de animais marinhos. Chamou-nos a atenção um quadro composto por espessa seta a indicar pequenino ponto com os dizeres: “Naquele ponto estão todas as pessoas de que gostamos”. O pequeno ponto, segundo o autor do quadro, seria o Planeta Terra. Para reflexão: “Como viemos parar aqui; para onde vamos, e o que viemos fazer?”

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vida Médica



Pesquisa realizada pelo Conselho Federal de Medicina sobre a qualificação no trabalho e a qualidade de vida do profissional médico demonstrou que, nós, médicos, só teremos uma boa qualidade de vida se seguirmos os hábitos salutares recomendados por nós aos nossos pacientes. Isso vale como um alerta para que não esqueçamos de que, também, precisamos ter e manter as mesmas regras que recomendamos a eles.

Para conseguirmos ter uma boa qualidade de vida é necessário ter bom humor, alimentação saudável, dormir bem, praticarmos exercícios, sem esquecermos da vida social. Há que reavaliarmos alguns conceitos e valores, priorizando o que nos traz mais endorfinas (substâncias que nos dão melhor qualidade de vida). Só existem duas metas a serem atingidas: 

“Conseguir o que se quer e aproveitar o que se conseguiu.

Somente os mais sábios alcançam a segunda”.

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Câncer da Próstata



“A medicina é uma ciência de verdades transitórias”, frase dita por um grande professor da USP. Sou da época em que exames tipo USG, TC, Uro-Ressonância, não existiam,e o PSA  apareceu  em 1990. De lá até hoje houve muita   evolução no que se refere ao  tumor maligno da próstata. Técnicas refinadas e minimamente invasivas, e  avanços na medicação, ajudaram a tornar o tratamento do câncer  da próstata  mais tolerável. Melhoras nas técnicas cirúrgicas, na hormonioterapia e na radioterapia contribuíram, também, para maior êxito no tratamento e  cura. Estudos e pesquisas, americanas e europeias sobre essa glândula enigmática permanecem e, nos últimos anos surgiram estudos que levam em conta a idade, os valores do PSA,  características das células malignas e, a área da próstata atingida por elas. A Medicina, infelizmente, ainda não descobriu,  com precisão, por que  alguns  tumores de baixo risco  se disseminam rapidamente; enquanto outros, de risco elevado,  evoluem sem complicações. Agora, há novo termo: espera vigilante, observação ou terapia expectante, ou seja.  se acompanha o tumor por tempo determinado, através de exames específicos, sem se tomar decisões precipitadas que possam resultar  em má qualidade de vida.


MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Nelson Montellato



Mais um grande profissional da Urologia brasileira é tirado deste plano terrestre. Dr. Montellato fez da Medicina seu sacerdócio, exercendo-a por mais de cinco décadas. Participou de transplantes renais desde a primeira intervenção do gênero, realizado pelo dr. Campos Freire, em 1965, no Hospital das  Clínicas, em São Paulo.    Em 1987, convidei-o, como professor titular, para ocupar a Cadeira de Urologia da FCMS (Unilus) onde permaneceu por mais de duas décadas. Centenas de estudantes e profissionais médicos, espalhados por todo o Brasil, aprenderam com ele o respeito à dignidade humana e que, face ao sofrimento, não deve haver limites para a paciência de quem trata; a educação intelectual e profissionalizante nunca deve superar a da natureza moral, que não se encontra nos livros mas sim nos exemplos. Deixa uma longa história dedicada ao assistencialismo, tanto em São Paulo como em Santos, cidade que amava com fervor, e somos testemunhas do afeto que dedicava aos seus pacientes.
Nelson deixa saudades àqueles que com ele conviveram.

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Portuguesa Santista



 Domingo, 05 de maio, fui ao Estádio Ulrico Mursa assistir ao confronto entre AA Portuguesa e São Bernardo, pela Segunda Divisão da FPF. Houve promoção visando aumentar o público por ocasião das partidas da “burrinha”. Importante é destacar a presença do presidente José Ciaglia que, desde cedo, atuava na recepção aos convidados. O jogo, muito disputado, teve início às 10 horas. A locução ficou aos cuidados do cronista esportivo Walter Dias que, com seus bordões criativos, incentivava a todos, e fazendo com que sua torcida empurrasse o time da casa rumo à vitória, conquistada por 2 a 0. Há algo incomum nessas partidas, ou seja, o reencontro de conterrâneos luso-brasileiros que, degustando amendoins e tremoços, discutem acaloradamente sobre os problemas que afligem a equipe da Pinheiro Machado. Essas “reuniões”, por demais gostosas, devem se repetir mais vezes, visando conquistar maior número de adeptos, no intuito de elevar, cada vez, o nome da querida Portuguesinha.


MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Aloysio Teles de Melo



Mantendo sempre uma força interior admirável, quando de sua recuperação (13 anos), por problemas na próstata nos confidenciou certa vez, o segredo da sua longa juventude: o trabalho. Formou-se engenheiro na Escola Politécnica, em Salvador, em 1953. Após se formar, veio para São Paulo, pois queria juntar-se à elite da engenharia, vindo mais tarde fixar residência em São Vicente,  onde atuou junto a três empresários.Foi, também,  por várias gestões, presidente do Lions Clube e de outros clubes de servir.  Seguindo os preceitos pregados por Cristo com relação à fraternidade “fazer aos outros o que gostaria que fizesse a ele”, e sob essa filosofia, procurou retribuir à Cellula Mater da Nacionalidade  todo o patrimônio que conquistara. Aloysio homem simples, desprendido e sincero, foi chamado à Casa do Senhor em 16 de abril, deixando sentimentos eternos como a amizade e lealdade. São Vicente, cidade que tanto amava ficou órfã e seus amigos e familiares com imensas saudades.






quinta-feira, 25 de abril de 2013

Neymar e Pato




             Neymar chegou às categorias de base do Santos, em 2003;  aos 11 anos, por sua habilidade, passou  a ser tratado como uma “joia”,  recebendo  salário de jogador profissional. Hoje,  é ele a maior revelação do futebol brasileiro e o principal popstar da equipe. Assistindo ao programa Bem amigos, vi  Alexandre Pato ser entrevistado e, a uma das perguntas, respondeu o porquê  se transferiu para o Parque São Jorge. Contou ser natural  de Pato Branco (PR) e, aos  10 anos, se despediu da mãe para tentar carreira no Internacional,  de Porto Alegre, lá permanecendo  até os 17 anos, quando se transferiu para a  Europa (Milan), lá atuando por  cinco anos. Encantado pela atuação do Corínthians em uma partida contra o Boca Juniors, achou ser a hora de retornar ao Brasil. Tais destinos foram precoces.  Ambos, agora,  defendem clubes campeões do mundo e, em futuro próximo,  estarão destinados a conduzir nosso  selecionado a mais um título mundial. Na polêmica atuar na Europa ou Brasil, fica a certeza de que o dinheiro ajuda, mas não traz felicidade, isso porque o mais importante é ser feliz (mas aqui) e, cremos, eles o estão.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Dois Destinos?

Em 16 de março, Enzo Poggiani nos deixou. Em novembro de 2007, havíamos lhe prestado homenagem, nesta Tribuna do Leitor, descrevendo pequeno resumo de seu impressionante currículo. Italiano de Verona, optara por residir em Santos pelo fato de seus avós maternos os “Fraccarolli” cá residirem há muito tempo. Crítico de arte dos mais respeitados, era dono, também, de imenso conhecimento na área jurídica, rotulando-se como “viciado” em Direito, além de seu coração boníssimo em ajudar o próximo. Enzo foi assíduo colaborador, por longos anos, de A Tribuna, participando de movimentos artísticos, sociais e políticos.O que nos chamou a atenção foi, ao encontrarmos o casal amigo Nildo e Maria Alice, e eles comentarem haver lido crônica, em 24 de março, sob título "Dois destinos", de autoria de Madô Martins, no caderno Galeria, cujo texto cita apenas um dos “destinos”, o de Gilberto Mendes. Houve esquecimento por parte da cronista do outro “destino”? Seria coincidência ou é mesmo ele, Enzo Poggiani? Enzo, por tudo de bom que você proporcionou, Santos lhe agradece!

quinta-feira, 4 de abril de 2013

quinta-feira, 28 de março de 2013

Agostinho e Leonor

Portugueses de Longroiva, para cá vieram fixar residência, onde dedicaram-se ao comércio de alimentos e bebidas finas, tendo sido proprietários da Casa Luanda e Casa Natal. Ele, um ser extraordinário, onde à custa de muita determinação tornou-se um comerciante vitorioso, não esmorecendo a qualquer insucesso. Sua história está intimamente ligada, através de muitas gerações, à paixão e à magia no fabrico de vinhos. Em 23 de fevereiro, os filhos Maria Cristina e Sérgio, organizaram recepção para, junto aos familiares e amigos seus pais comemorem bodas de ouro; o lema do convite: “Deus nos deu tudo que precisamos para viver bem: a fé, a esperança e o amor”. Dedicados à benemerência, ofertaram todos os mimos recebidos, na festejada data,a um dos pilares da filantropia,o Lar Mensageiros da Luz. Este, como tantos outros casais, são pessoas do mais alto quilate, desta querida Santos! MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 14 de março de 2013

Frei Guilherme

Uma vida dedicada ao servir doando-se em prol dos irmãos. Em 31 de janeiro, aos 92 anos, foi chamado à presença do Senhor! Ordenou-se sacerdote aos 24 anos, em Piracicaba, com o nome de Guilherme porque queria ter o nome do irmão.Queria ser jogador de futebol mas seu avô mudou o rumo de sua vida ao lhe presentear, aos 12 anos, um livro sobre a vida de São Francisco de Assis. Participou de várias comunidades paulistas tendo, por seis anos, assumido o cargo de provincial do Estado de São Paulo. Em 1981, passaria a ser parte integrante da Paróquia Santo Antônio do Embaré. Envolveu-se em várias atividades junto às comunidades eclesiais de vila Gilda (Guarujá), Humaitá, Samaritá e Quarentenário (São Vicente), sendo que nesta última, oficiava missas, semanalmente,nas cinco capelas.Frei Guilherme conservou a juventude espiritual e uma vitalidade incomparável. Dizia que o segredo estava na alegria de seu sacerdócio que, a cada dia, renovava seu amor à vida pelo espírito do carisma franciscano. Frei Guilherme nos deixa saudades,pois era o socorrista espiritual de todas as horas! MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS, MÉDICOS –SANTOS.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Precaução


Há num dos murais do Hospital de Clínicas de São Paulo texto sob o título "Sinalizadores de Precauções". Aguçado pela curiosidade li o escrito que, em síntese, diz ser fundamental para a prevenção das infecções. Sinalizador é um tipo de instrumento pirotécnico que produz luz brilhante ou um calor intenso sem explosão. Lembrei-me que há alguns anos o goleiro chileno Rojas, foi alvo de polêmica no Maracanã, onde disse ter sido atingido por um sinalizador arremessado por torcedora, se autoflagelando, tentando confundir a opinião pública, e se fazendo de vítima. Já precauções são medidas adotadas a fim de evitar a propagação de doenças contagiosas, evitando assim, sua transmissão a pacientes como: higienização das mãos, proteção da pele através de vestes e outros equipamentos de proteção individual. Por coincidência, na madrugada de 27 de janeiro, em Santa Maria (RS), ocorreu tragédia causada por um sinalizador que, ao ser lançado atingiu a espuma do isolamento acústico, matando centenas de pessoas. Conclusão: o sinalizador pode-nos salvar,quando a nau está á deriva, ou nos levar a tragédias. Lembremo-nos da Lei de Murphy: "Se alguma coisa tem a mais remota chance de dar errado, certamente dará". MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS, MÉDICOS – SANTOS

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Familia em Apuros


Num dos cinemas do Gonzaga, fomos assistir num domingo deste janeiro, à tarde, ao filme “Família em apuros”. Muitas vezes cochilo durante a exibição dos filmes, talvez pela fraca interpretação dos atores, mas neste foi diferente e, ao final, me emocionei quando do enterro “imaginário” do canguru. A película envolve cenas corriqueiras da vida real, tratando de temas como a demissão pela idade avançada e o pouco lucro da empresa; e o choque de gerações, quando os avós são deixados sozinhos a cuidar dos netos, seguindo métodos antigos, colidindo com uma educação mais moderna sem punições e muito pouca diversão. Para nós, o episódio do enterro do canguru “imaginário” do netinho de 5 anos, e a musiqueta interpretada pelo avô na resolução do sucesso intestinal do menino foi o momento mágico do filme. Como lição, aprendemos que ser avô é dar uma segunda chance à educação das crianças. MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS, MÉDICOS – SANTOS

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Algozes ou vítimas?

Interessante artigo recebi das mãos de Nildo Serpa Cruz, escrito pelo dr. Miguel Srougi, nosso timoneiro da urologia brasileira, e publicado em um dos jomais da Capital sob o titulo "Médicos inaptos: algozes ou vitimas?" Dr. Srougi é titular da cadeira de urologia na USP, universidade cujos professores da área médica são os que apresentam o maior numero de trabalhos cientificos, pioneiros, nos mais variados congressos intemacionais. Ele descreve, com conhecimento, o porque de os 54,5% dos medicos recem formados são inaptos à profissão. Culpa a influencia negativa de empresarios oportunistas que conseguiram do Govemo Federal, no período de 2000 a 2012, a abertura de 98 faculdades, perfazendo um total 198 escolas num País de 200 milhões de habitantes, comparada às 137 instituicões similares americanas para uma população de 314 milhões de pessoas. Deixa claro que essas novas faculdades, consequencia de governantes incapazes, nao dispõem de instalações, nem de corpo docente qualificado, jogando à população um grande numero de vitimas de um ensino deficiente. MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS - MEDICOS - SANTOS

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Último Gole

Foi diferente para alguns atletas iniciarem o ano jogando futebol na areia da praia, defronte da Praça das Bandeiras, no Gonzaga, em Santos. O encontro, já tradicional, realizado costumeiramente a cada início de ano, é patrocinado por Orlando Tavares, o popular Morgado, apaixonado por futebol e carnaval. Há décadas, ele comanda o bloco Raparigas do Último Gole, evento preparatório para o Carnaval da Cidade. Ao amistoso compareceram Carlos Prieto (Gigi), Negreiros, Kaneco, Murillo Barletta, Odair Gonzalez e Mazzola dentre outros. Na condução da partida, que terminou com empate de 3 a 3,apitou Orlando. A esse incansável luso-brasileiro, um “tripeiro” apaixonado, nossa homenagem pelos relevantes serviços prestados à comunidade da Terra de Brás Cubas! MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Paixão Nacional

Nunca tivemos, pelo menos que me lembre, 1998? divisão de prêmios futebolísticos tão democráticos como os deste 2012. Parecem resultados não feitos pelo imponderável, mas criados pela mão do homem. O Corínthians foi campeão da Taça Libertadores e campeão do Mundo; o Fluminense conquistou o Campeonato Brasileiro; São Paulo venceu a Sulamericana; Palmeiras arrebatou a Taça Brasil; o Santos levantou a taça do Paulista e da Recopa; a Lusa do Canindé conseguiu a permanência na elite do futebol brasileiro; Guarani, tornou-se vice-campeão paulista; a Ponte Preta disputa o Sulamericano e, assim, galardões e equipes foram distribuídos equitativamente. Fossem esses resultados “encaminhados”, estaria o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) abarrotado de processos a serem deslindados. Mas, nos fóruns disciplinares tudo correu a contento. Por isso, damos vivas ao futebol brasileiro, felizmente livre do mensalão. Que 2013 seja outro ano de surpresas boas às equipes e a todos aqueles que fazem do futebol uma paixão nacional.