domingo, 25 de dezembro de 2016

NATAL

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, pessoas dormindo, filho e bebê

Nos acostumamos a ler nesta coluna por ocasião do Natal, textos de escritoras de nossa cidade, com talento e sensibilidade ao amor cristão. Com saudade lembro da querida professora Clotilde Paul, que nos brindava com textos sobre o real sentido do Natal, da família, do Menino Jesus, de Maria e José. Dentre outros tantos nomes consagrados da literatura, Carolina Ramos, nos brinda com seu  “Feliz Natal”, já na segunda edição, revelando todo seu  talento, sensibilidade e fina espiritualidade. Seguindo-lhes  os exemplos, devemos lembrar sempre de dedicar alguns poucos minutos aos desprovidos de sorte, orar pelos que já não se encontram entre nós, e compartilhar a mesa com quem nada tem,  pois, como recompensa, nossos corações ficarão cheios de alegria. Que assim seja não  só no Natal, mas por todos os dias!



quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

SANTOS F.C.




Futebol caprichoso: um dia se ganha outro se perde. E assim se encerra mais um ano do 33º presidente à frente do Santos F.C., Modesto Roma. Em dezembro de 2014, em memorável eleição, com mais 4 concorrentes, prometeu a toda nação santista um Santos gigante! Fazendo-se um pequeno balanço, em 2015 e 2016 fomos bicampeões paulista e já estamos classificados para a Libertadores de 2017! Para os exigentes é muito pouco! A maioria dos clubes brasileiros, exceto os primeiros colocados está nivelada por baixo! Urge, continuar trabalhando, pois o segredo já conhecemos: persistência, transparência e honestidade; o restante será consequência. Política das mais avançadas se impõe, ou seja, ajudar os coirmãos Portuguesa e Jabaquara e quiçá os chapecoenses! Seguindo os preceitos da bondade: “quem mais se beneficia é o que melhor serve”.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

ROBERTO LEAL


Excelente a apresentação do cantor português Roberto Leal, em 19 de novembro, nas dependências da AA Portuguesa, que comemorava seu 99º aniversário de fundação. Já próximo dos seus 65 anos, nas quase duas horas de apresentação mostrou um bom preparo físico. O acontecimento foi, com certeza, uma verdadeira festa portuguesa, com música ao vivo, vinho, bacalhau e a animação de um dos maiores representantes da música portuguesa no Brasil. Segundo ele o segredo do seu carisma é: trabalho, trabalho e trabalho! Suas canções encantaram o público, principalmente os hinos aos padeiros e às queridas agremiações representantes do futebol brasileiro, nossas AA Portuguesa e a Lusa do Canindé. São 45 anos de uma carreira notável desse cantor/compositor/ator radicado no Brasil! Valeu muito a pena ver e ouvir!

AZUL SEM PRECONCEITO



O 17 de novembro é dedicado ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) preocupada com o alto índice de casos de câncer por ano, vem há tempos propagando a gravidade do processo quanto ao desconhecimento do homem em geral, sobre esse tipo de câncer, doença na qual as células prostáticas podem sofrer modificações moleculares de forma descontrolada podendo avançar e atingir outros órgãos contínuos ou à distância. Nos últimos anos, surgiram estudos que levam em conta a idade, valores do PSA, características das células malignas e a área da próstata atingida por elas. A Medicina felizmente evoluiu e sabe-se hoje que em homens idosos ou com outros problemas de saúde , sem quaisquer sintomas do câncer de próstata que possam limitar a sua vida , a
vigilância ativa é frequentemente recomendada. Portanto, a ida ao urologista para consulta e exames preventivos deve se tornar rotina, sem qualquer tipo de preconceito.

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

CARMEN LÚCIA


Em 17 de outubro assistindo ao programa Roda Viva, a ministra Carmen Lúcia, como entrevistada corrigiu com delicadeza o âncora Augusto Nunes que a anunciara como doutora pela USP; disse ela que chegara a cursar mas não concluíra o doutorado. Com voz frágil, nos fez refletir que “justiça não é milagre”; “constituição não é utopia”; e “cidadania não é aspiração”. Num linguajar fácil, direto e acima de tudo dentro de uma segurança invejável respondeu aos questionamentos como: morosidade do Judiciário, democracia no Brasil, Ética na sociedade e situação dos nossos presídios dentre outros temas de interesse da coletividade. Disse que não quer ser chamada de “presidenta” por achar que a exceção ofende a língua portuguesa e que está muito preocupada com as mulheres grávidas nos presídios em desrespeito à Lei do Ventre Livre. Mostrou-se muito humanizada repetindo que o que leva à felicidade na vida é só o afeto. Em sua última análise, perguntada qual seu sonho com relação ao Brasil como cidadã declarou: que todos os meninos estivessem dentro da sala de aula; e que os idosos não terminassem sua vida com a insegurança que hoje vivem quanto à aposentadoria e quanto ao atendimento médico. É ela merecedora de todo o nosso respeito e admiração!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

PORTUGUESA SANTISTA


O domingo, 09 de outubro, o Estádio Ulrico Mursa foi pequeno para receber quase 5 mil pessoas, torcedoras da “Mais Briosa” e presenciar sua vitória por 3 a 0 sobre o Desportivo Brasil, conquistando com méritos o título paulista da segundona! Uma vitória indiscutível, que mereceu a presença do presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos, para a outorga da taça ao presidente da AA Portuguesa. Lupércio S. Conde. Foi uma trajetória difícil, onde dentre as 26 disputas perdeu apenas uma, contra adversários duros e em gramados ruins! Parabéns à equipe da Avenida Pinheiro Machado que teve uma festa portuguesa com certeza após o apito final, onde a alegria tomou conta dos torcedores abrindo espaço para a celebração junto a jogadores, diretoria e comissão técnica. “Arriba Portuguesinha” autêntica representante do melhor futebol do torneio!  

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

VESTIBULAR UNIMES


Após mais de quatro décadas dedicadas ao ensino da Medicina, fico orgulhoso em pertencer à Universidade Metropolitana de Santos, importante organização de ensino médico da Baixada Santista que, desde 2013, me acolhe e, agora, muito mais credenciada pelo conceito 4 numa escala de 5 obtida junto ao Inep, órgão vinculado ao MEC. A prova agora feita pela Vunesp, em 22 de outubro, terá a responsabilidade de selecionar candidatos sendo que, certamente contará com número maior de participantes comparado ao do ano anterior, em torno de 2 mil vestibulandos que tentarão obter uma das 100 vagas. Parabéns à reitora Renata Viegas pelo dinamismo que vem imprimindo à Unimes, não medindo esforços para torná-la, brevemente, uma das mais procuradas do Estado e pela fase de internacionalização acadêmica, firmando convênio com duas universidades italianas. Apesar de o médico haver perdido muito de seu aspecto místico, mas ainda sendo um dos mais importantes profissionais a serviço da sociedade, quando em sala de aula, aos alunos de Medicina digo que não esmoreçam, lutem com todas as forças em prol da missão digna e nobre que lhes será confiada.

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Urologia paulista



No período de 07 a 10 de setembro, realizou-se no Sheraton WTC São Paulo,  o 14º Congresso Paulista de Urologia, sob o tema Fronteiras da Urologia com a presença de 2.500 participantes, dentre eles os mais renomados especialistas da Urologia mundial. Santos compareceu com excelente equipe, com destaque para para André Tomé e Fábio Atz também palestrantes. Os temas preencheram todas as áreas desse ramo da Medicina, com ênfase para novas tecnologias à disposição dos profissionais. O assunto predominante foi o câncer de próstata o qual continua sendo o que mais desafia os especialistas pela sua multiplicidade de resolução. Houve explanação sobre cirurgia robótica, sobre o novo papel da ressonância multiparamétrica na descoberta do câncer de próstata, além da disfunção erétil peniana, litíase urinária e módulos do rim e da bexiga, bem como muitos outros casos clínicos que, em verdade, só vieram enriquecer os novos avanços da moderna Urologia.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Orgulho brasileiro



A cidade-sede dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016, o Rio de Janeiro, foi escolhida em 02 de outubro de 2009, em Copenhague. Naquela oportunidade, o presidente Lula, em discurso de grande emoção, disse que os Jogos Olímpicos no Rio seriam inesquecíveis, pois seriam “cheios da magia e de paixão do povo brasileiro”. Passaram-se 7 anos e chegado o momento de o Brasil ser a “vitrine do mundo”, vimos que as ameaças terroristas não se concretizaram; que o mosquito da dengue com suas doenças em nada atemorizaram os atletas; e a segurança foi por demais eficiente! Deus confirmou ser brasileiro, e diante do sucesso e da emoção causados, tanto na cerimônia de abertura, como na de encerramento, assim como durante os jogos, ficou o saldo mais do que positivo: perto 4 bilhões de espectadores acompanharam as olimpíadas pela TV, e o Rio de Janeiro teve a presença de aproximados um milhão de turistas, tanto nacionais como internacionais. Orgulhosos, nós, os brasileiros, estamos todos de parabéns!
Manoel Ramos e Neide Ramos - Médicos - SantoS

quinta-feira, 25 de agosto de 2016

NÓS E O ESTRESSE


Todos, ou quase todos nós, simples mortais, temos alguma coisa que contribua para aplacar o estresse do dia a dia. Em geral são bichinhos de estimação, que melhoram em muito o nosso relacionamento em sociedade. Eu, para não fugir à regra, tenho uma papagaio (que não gosta de mim) e, presenteado por um querido amigo, ganhei um casal de calopsitas, lindas! Li vários livros e artigos especializados sobre o comportamento delas, e muito aprendi. Ao macho, como terapia, estou lhe ensinando a assobiar o hino do Santos e já noto um grande progresso; a fêmea é estressada e ciumenta, mas formam elas um par harmonioso. São aves inquietas, por horas põem-se a gritar, em outras, como a nos agradar, assobiam melodiosamente. A nós, seres humanos, só nos cabe agradecer tal dádiva, recebermos o carinho desses bichinhos através de sua forma de expressão, no presente caso, o belo canto enchendo nossos corações de alegria.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Cândido de Souza Coelho



A Urologia santista perdeu, no dia 20 de julho, um brilhante médico e, nós, um querido amigo. onde por quatro décadas honrou a profissão. Fomos contemporâneos na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) no final da década de 60! Amantes do futebol que éramos ganhamos várias troféus defendendo a a gloriosa escola de Ciências Médicas pelo DAVA (Diretório Acadêmico Victor do Amaral). Nascido em Campinas (torcedor do Guarani FC, e fã incondicional de Frank Sinatra ) adotou Santos como cidade do coração. Trabalhou com o saudoso professor dr. Walter Bestane, na residência médica de Urologia no Hospital Ana Costa de onde saíram dezenas de urologistas com elevado padrão técnico, moral e ético. De 1978 a 1983 trabalhamos juntos como professores universitários da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (Unilus) onde ele era muito querido pelos alunos e pelos 3 H que ensinava (Humildade, Humanidade e Humor), qualidades que todo médico deve possuir. O querido Candu deixa-nos como legado a lealdade, a dignidade, a fé e o amor. Saudades.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 28 de julho de 2016

AMORIZAÇÃO



Leo Buscaglia, além de escrever sobre o amor é, também, o idealizador de um curso sobre o tema na University of Southern Califórnia (EUA). “Ao que eu saiba, somos a única escola do país, e talvez no mundo, que tem uma disciplina chamada Amor, e eu o único professor bastante louco a ponto de ensiná-la”. Daí, concluímos que o amor é um processo de aprendizado constante e paciente. Vários são as anos em que estamos ligados à cadeira de Urologia na Faculdade de Medicina de Santos e, lá enaltecemos que todas as profissões devem ser exercidas com amor, nunca nos esquecendo que o ser humano é a nossa principal matéria-prima.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 21 de julho de 2016

SENTIMENTOS


Ao sentimento rápido, aquele que se manifesta de fora para dentro, dá-se o nome de alegria; àquele que se manifesta de dentro para fora chamamos de felicidade. Esse sentimento vindo do nosso interior é elaborado por nossos mentes e atos, não é encontrado em valores materiais e por ser gratuito e de fácil produção, depende apenas dos ingredientes que nos chegam ao pensamento. O amor, a fé e a ajuda ao próximo são algumas essências que, se praticadas, nos deixam em constante felicidade. Se estarmos alegres é um sentimento passageiro, estarmos felizes é um sentimento constante, dependendo apenas e tão somente de nós mesmos. O segredo da felicidade está em encontrarmos a alegria na alegria de outrem.Lembrar que as pessoas mais felizes não são as que tem o melhor, mas que fazem o melhor com tudo o que tem! Portanto, a felicidade é, simentimento transmissível!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Envelhecendo Bem



Hoje, com uma expectativa de vida maior, a procura por uma vida mais saudável desperta maior conhecimento tanto em identificar como tratar as deficiências físicas, hormonais e psíquicas que atingem os idosos. Recentes descobertas da neurociência evidenciam que pessoas com mais de 70 anos  submetendo-se  a exercícios físicos , dietas alimentares e com vida social ativa, apresentam capacidade de aprendizagem semelhante àquelas entre 30 e 40 anos. Portanto,devemos nos preparar para “envelhecer  vivendo” e não ao contrário
Enfim,o envelhecimento saudável é uma aplicação científica do velho adágio : prevenir é o melhor remédio.

quinta-feira, 16 de junho de 2016

Sueli F. Vasconcelos


O Rotary Santos-Oeste está triste pela ausência de uma de suas maiores colaboradoras.  Ao lado de seu esposo, o rotariano José Wilson e de suas filhas viveu o verdadeiro lar cristão. Seu trabalho e dedicação quando presidiu, por vários anos, a Cruzada das Senhoras Católicas e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), órgão responsável pelas políticas públicas de defesa de direitos e promoção do bem estar social da criança e do adolescente no Município, foi só elogios. Em nossa última reunião de confraternização em 2015, Sueli Freitas Vasconcelos expôs belo trabalho de prospecção historiográfico dos 43 anos de existência do Rotary Santos-Oeste, com a apresentação da árvore genealógica do clube. Pelo belo trabalho desenvolvido, o presidente em exercício, Hamilton Luiz, outorgou-lhe o merecido título Paul Harris. Sueli dedicou sua vida ao incrível viver de Rotary “que é dar de si antes de pensar em si”, mas como todo amor vem de Deus, voltas com todo o teu amor a Ele. Saudades!

quinta-feira, 2 de junho de 2016

Bi-Campeão Paulista


Há um ano, neste mesmo espaço, cumprimentávamos o Santos F.C. pela conquista do Campeonato Paulista. Esse galardão, dizíamos à época, foi conseguido com muita persistência, trabalho, transparência e honestidade. Um ano se passou e nada temos a lamentar e nem nos indignar. Os santistas somente têm que comemorar esse bicampeonato, pois o Santos passou a ser o 22º maior detentor de títulos paulistas e, num prazo de 10 anos conseguiu o galardão por seis vezes. Para os mais exigentes muito pouco, em quase sendo campeão da Taça Brasil, em quase sendo classificado para a Libertadores, sobrou-nos o Paulista! Que neste 2016 tenhamos mais sorte. A equipe está pronta: precisamos, novamente, ser presença constante nos jogos do Alvinegro para cantarmos sempre que "o Santos é o time da virada, o time do amor". Parafraseando um amigo da Mesa 10: "Santástico o show da Vila".

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Mesa "10"


Faço parte, hoje, desse incrível grupo na rede social, capitaneada pelo aplicativo de WhatsApp, que permite trocar mensagens através do celular, sem qualquer custo por SMS (serviço de mensagens curtas). Além das mensagens básicas, os usuários do WhatsApp podem criar grupos, enviar mensagens ilimitadas com imagem, vídeo e áudio. Tive que me adaptar rapidamente a esse processo e por consequência me associar a vários grupos como: família Manguaça, Puc Curitiba 69, Rotary de Santos, Urologistas de Santos, Barray Vento, dentre outros. De todos esses interessantes grupos o que mais nos aproxima é o Mesa "10", onde, às quartas-feiras nos reunimos em restaurante no Centro para troca de informações. É um grupo formado por amigos, conectados com o nosso dia a dia, e que se tornaram os parentes que nós queremos! Esse é um dos segredos para alcançarmos a felicidade, ou seja, interagir com nossos verdadeiros amigos.

quinta-feira, 5 de maio de 2016

RAIMUNDO MACEDO



A Medicina santista perdeu, em 11 de abril, um profissional que engrandecia a sua profissão. Conheci o dr. Raimundo Macedo na década de 70 quando viera do Ceará à procura de Residência Médica na Santa Casa, que vivia em sua plenitude o convênio que fizera junto à primeira Faculdade de Medicina de Santos, tendo à época o dr. Iraí de Souza como chefe da Cirurgia Infantil. Foi-lhe oferecido os primeiros ensinamentos que muito contribuíram para sua formação. Anos mais tarde veio a ocupar a chefia do setor de Cirurgia Pediátrica. Em 18/12/67 o dr. Nestor Biscardi junto ao dr. Edmundo Castilho lançaram a primeira cooperativa de trabalho médico do mundo, a Unimed Santos, e dr. Raimundo  Macedo fora convidado, em 2004, tendo ganho a vaga de vice-presidente da cooperativa, vindo a tornar-se presidente em 2006 e reeleito por duas gestões.  Foi também diretor-presidente da Unimed Sudeste Paulista e membro do Conselho Confederativo da Unimed do Brasil. Dizia ele que: “a glória não consiste em não cair mas em levantar-se todas as vezes que seja necessário”. Deixa-nos enormes saudades.

sexta-feira, 22 de abril de 2016

MÉDICOS E TECNOLOGIA



O estudante de medicina, e também os profissionais médicos, têm a cada dia, à sua disposição, mais e melhor produtos tecnológicos que visam combater a dor e procurar a cura de patologias que, outrora não se conheciam! O futuro profissional médico deve humanizar o tratamento, oferecendo ao paciente em sua receita de atendimento: bondade, humildade, paciência e muito amor, para uso interno; para uso externo: trabalho, diálogo, aceitação e tolerância. Deve atualizar-se sempre; evitar o cansaço, a pressa, a tensão e o estresse. Deve ainda, combater a angústia, dor, o medo e a desesperança.
Nossas palavras, como médicos, devem ser de otimismo, ser palavras que curem e não atuarmos como meros intérpretes de diagnósticos elaborados por tecnologia avançada, mas que nunca substituirão o ser humano, preparado que foi, pelos desígnios de Deus para atuar na cura dos males do corpo e da mente!
Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Santos.

THE VOICE KIDS




No início das tardes de domingos, tenho assistido ao The Voice Kids, através da TV Tribuna. O programa apresentado por Thiago Laifert, é divertido,interessante, mas igual a tantos outros,apenas com dinâmica diferente. Nada mais é do que um programa de calouros, onde, nas palavras de Chacrinha: “na TV nada se cria, tudo se copia”. Carlinhos Brown, Ivete Sangalo e Victor & Leo, são os avaliadores dos calouros e, em certas apresentações, ao ver e ouvir cada audição muito me emocionei. Mas, aos poucos a naturalidade se esvaiu dando lugar ao “fofurômetro”, perdendo o programa o foco inicial, levando em conta a graça, vestimenta e o sorriso, adjetivos que deveriam estar em segundo plano; mas não se pode negar que os calouros arrancaram sorrisos e lágrimas e nos proporcionaram momentos de emoção, tanto ao público como aos jurados e, eles merecem a oportunidade de um lugar ao sol, pelo talento nato. Quem sabe, talvez possam até mudar o rumo da nossa qualidade musical. Parabéns a eles!
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS – SANTOS

quinta-feira, 24 de março de 2016

Presente de Deus




Meu pai Abel, quando jovem, deixou-me a alegria de viver. Com frequência dizia: “a vida é bela, ai que sabê-la viver!”. Complemento essa acertiva: rico não é o que mais tem, rico é o que sabe viver com o que tem! E terminava ele: “tem muito rico pobre e há muito pobre rico!” Decorei essas frases e coloquei-as em prática, deixando-as, como herança, aos filhos na complexa correria do nosso dia a dia! Em 06 de março meu neto, Andrey, fez 10 anos e junto à família fomos comemorar! Foi uma comemoração humilde, que deixou-nos marcas eternas, pois ser avô é viver três infâncias; a nossa, a de nossos filhos e a de nossos netos. Ser avô é ter a certeza de nossa continuidade e devemos passar a eles o que de melhor possa existir: amor, respeito e o mais singelo de todos, a amizade. Os netos são como pingos de esperança que Deus deposita na vida dos avós, pois esquecemos nossas vidas, para vivermos a deles, eles nos alegram e, em troca, lhes oferecemos muita atenção, carinho e amor. Com certeza os avós podem dizer: netos são um presente de Deus às nossas vidas! 

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS - SANTOS

quinta-feira, 10 de março de 2016

Amizade Eterna





Convivo com meus colegas Gilberto Figueiredo e Nestor Biscardi há décadas! Só na Medicina quase 50 anos juntos! Gilberto Figueiredo, nasceu em Jacarezinho, filho de tradicional família local, formou-se médico em 1952 pela Universidade Federal do Paraná, optando pela Cirurgia Geral e depois Urologia escolhendo a Santa Casa de Santos como futuro local de trabalho. Nestor Biscardi formou-se médico pela USP em 1954. Optou pela Urologia muito cedo, ainda no 4º ano, quando uma cólica nefrética mudaria seu destino. Pertencendo ao IAPC através de concurso realizado em Curitiba, Santos foi a cidade escolhida para que ele desenvolvesse a Urologia. Em 18/12/1967 unindo-se a Edmundo Castilho lançaram a primeira cooperativa médica do mundo, a Unimed-Santos. Tivemos o privilégio juntamente com o dr. Dikran Kuyumjian e Elton da Cunha Andrade de fundarmos o Instituto de Urologia de Santos, em 1973, que há mais de duas décadas atende a população de toda a Baixada tendo Biscardi como seu presidente. A vida é feita de momentos que passam muito rápidos mas, para nós, essa vida não está só no plano material, nem no espiritual. Nós criamos a amizade eterna.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS - SANTOS

quinta-feira, 3 de março de 2016

Rotary Santos Oeste


Com muito orgulho faço parte da família rotariana há mais de 33 anos, quando assimilei a filosofia do Rotary de ser uma entidade apolítica, arreligiosa, voluntária, cujo objetivo é ser útil à coletividade, ou no seu Ideal de Servir. O Rotary Santos-Oeste foi fundado em 23/9/1972 e, dentre seus associados, um casal amigo e companheiro se destaca, José Wilson de Vasconcelos Filho e sua esposa Sueli Freitas de Vasconcelos, tendo eles presidido o clube no ano rotário 1978/1979. Na última reunião de confraternização de 2015, Sueli expôs belo trabalho de prospecção historiográfico dos 43 anos de existência do Santos-Oeste com a apresentação da árvore genealógica do clube. Pelo belo trabalho desenvolvido, o presidente em exercício, Hamilton Luiz, outorgou a Sueli o merecido título Paul Harris. 
Parabéns a Sueli e José Wilson pelo brilhante trabalho
Autoria: Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Santos.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

RECARREGAR BATERIAS


Para recarregarmos as baterias e tentar fugir do estresse do nosso corrido dia a dia, programamos viagem, um cruzeiro marítimo, partindo de Savona, porto italiano, embarcando numa verdadeira cidade flutuante: o “Costa Pacifica”. Lá haviam ancorados outros dois navios da mesma empresa e mais de três mil passageiros aguardavam a hora do embarque. Barcelona, Málaga, Tenerife e Casablanca faziam parte do roteiro. O que mais nos impressionou nessa viagem foi Funchal, capital da Ilha da Madeira, uma das cidades mais seguras e limpas da Europa, onde valeu a pena visitar o Curral das Freiras pertencente ao Concelho de Câmara de Lobos, uma pequena vila rodeada por enormes montanhas no coração da Madeira. Já em águas brasileiras avistamos Fernando de Noronha com suas riquezas marinhas. Essa viagem fantástica, terminou quando desembarcamos em Santos, onde nossos corações palpitavam mais forte pela emoção do retorno à casa querida, nossa Santos.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Henrique Concone




A Medicina santista perdeu, em 04 de janeiro, um dos mais conceituados radiologistas do Estado. Formado em 1970, pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo e com especialização no Canadá. Dr. Henrique foi um entusiasta, logo cedo, da ultrassonografia, com sólida experiência nesse método simples e de custo relativamente baixo e principalmente por ser inócuo, ou seja, não tem contra–indicação e não promove alterações secundárias à sua aplicação. Sua atuação profissional sempre se deu em Santos, era membro do corpo clínico da Clínica Radiológica de Santos como exemplo de dignidade honestidade e conhecimento. Sensato, ético a toda prova, fez de sua timidezhumilde uma qualidade invejável! Henrique Concone, ícone da radiologia brasileira foi para as novas gerações um modelo e, homenageá-lo muito nos orgulha e,insubstituivel,  sua ausência por demais nos entristece.

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS _ SANTOS

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Clotilde Paul




Em entrevista ao querido cronista (já falecido) Luiz Alca de Sant’Anna, em 23/06/2002, Clotilde disse: “Sonhava em cursar Medicina, mas quis realizar um sonho de meu pai e cursei Línguas Neolatinas. Ele amava livros, tinha uma extensa biblioteca”. Clotilde foi a primeira mulher santista a fazer doutorado na USP, num campo importantíssimo da História Social; como gostava de dizer: “Fui namorada da literatura, mas me casei com a história”. Ligada à comunidade portuguesa em Santos foi agraciada pelo governo português com a Comenda Infante D. Henrique. Clotilde nasceu para fazer o que sempre fez: ensinar. Nessa arte foi suprema, insubstituível! Suas aulas eram verdadeiros exercícios lúdicos que sua inteligência transformava em exercícios de prazer. Mulher de coragem e fé, cristã convicta, nos deixou sábias crônicas. Foi uma perda muito grande para os amigos e para a educação. Que nossos edis a homenageiem mudando o nome da Rua da Constituição para Rua Profª. Clotilde Paul.

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Mudar de Planeta





No dito popular “os incomodados que se mudem”, eu como cidadão do mundo me pergunto: mudar para onde? Segundo Alvim Toffler, escritor e futurista norte-americano, conhecido pelos seus escritos sobre a revolução digital (a revolução das comunicações) e a singularidade tecnológica, e que se tornou famoso por sua obra A Terceira Vaga, na qual descreve a evolução da sociedade humana, desde o tempo do predomínio das atividades agrícolas, passando pela fase industrial e pós-industrial até a era da informação. O Brasil, segundo ele, ainda vive as três: temos o Brasil da primeira onda (as pessoas trabalham da mesma forma que seus ancestrais, produzindo só o necessário para sobreviver); o Brasil da segunda onda (visto em São Paulo e em outras regiões do país, com grande urbanização, muitas indústrias, engarrafamentos e poluição); há uma parte da sociedade que vive a terceira onda (a que está sob o domínio da informática, utilizando computadores de forma rotineira e com empregos que exigem conhecimentos cada vez mais sofisticados). Segundo Toffler, uma quarta onda será conhecida em outro planeta. Li no Uol: “SpaceX lança foguete, coloca satélites em órbita e faz primeiro estágio pousar de volta em plataforma”. Será essa a resposta para a mudança dos incomodados...
Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Santos.