quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Situações Adversas



Os papagaios são conhecidos por sua capacidade de imitar humanos, vivendo aproximados 50 anos. Dr. Harvey J. Karten, um neurocientista da Universidade da Califórnia, que estudou fisiologia das aves, descobriu que a parte inferior do cérebro delas é funcionalmente semelhante ao dos humanos. Ao contrário do relacionamento que meu pai tinha com todos os “vivos” que cuidava, mamíferos ou aves o adoravam. Há anos faz parte da família o Loreca, um papagaio cuja relação comigo é nada amistosa, em vista de certa ocasião, propositadamente, tirar-lhe a guloseima que esperava receber. O tempo encarregou-se de construir duas situações adversas: a real (minha presença o irrita) e a virtual (comunicação à distância sem que me veja). Temos um linguajar de imitações e uma infindável variedade de assobios, longos ou curtos, dependendo do momento; temos até um “grito de guerra” quando nos olhamos. Pela sua expectativa de vida, 50 anos, alimento a esperança de que o tempo apague essa mágoa e possa ele me perdoar pelo trauma que lhe causei. Os papagaios sofrem de Alzheimer?

Nenhum comentário:

Postar um comentário