quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Situações Adversas



Os papagaios são conhecidos por sua capacidade de imitar humanos, vivendo aproximados 50 anos. Dr. Harvey J. Karten, um neurocientista da Universidade da Califórnia, que estudou fisiologia das aves, descobriu que a parte inferior do cérebro delas é funcionalmente semelhante ao dos humanos. Ao contrário do relacionamento que meu pai tinha com todos os “vivos” que cuidava, mamíferos ou aves o adoravam. Há anos faz parte da família o Loreca, um papagaio cuja relação comigo é nada amistosa, em vista de certa ocasião, propositadamente, tirar-lhe a guloseima que esperava receber. O tempo encarregou-se de construir duas situações adversas: a real (minha presença o irrita) e a virtual (comunicação à distância sem que me veja). Temos um linguajar de imitações e uma infindável variedade de assobios, longos ou curtos, dependendo do momento; temos até um “grito de guerra” quando nos olhamos. Pela sua expectativa de vida, 50 anos, alimento a esperança de que o tempo apague essa mágoa e possa ele me perdoar pelo trauma que lhe causei. Os papagaios sofrem de Alzheimer?

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vida Médica





O dicionário define qualidade de vida como “condições da vida de um ser humano que envolvem o bem estar físico, mental, psicológico e emocional, além de relacionamentos sociais, e religiosos”. Recentemente, o Conselho Federal de Medicina iniciou a elaboração de pesquisa de qualificação no trabalho e a qualidade de vida do médico. Nós, médicos, poderemos ter uma boa qualidade de vida na prática da Medicina?

Ao recomendamos hábitos salutares aos pacientes, um sinal de alerta nos vem à mente insistindo para que não nos esqueçamos que, também, precisamos dos mesmos cuidados. Ter qualidade de vida é ser bem humorado, ter alimentação adequada, dormir bem, praticar exercícios, sem esquecer da vida social. Que todos aproveitemos este início de ano para reavaliar nossos conceitos e valores, priorizando o que nos traz mais endorfinas (substâncias que nos dão melhor qualidade de vida). “Existem duas metas a serem atingidas: conseguir o que se quer e aproveitar o que se conseguiu. Somente os mais sábios alcançam o segundo”.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Ajudar, Servir e Amar



Não só neste 25 de dezembro, quando o mundo comemora o nascimento de Jesus Cristo, bom seria se, todos os dias, oferecêssemos às crianças desamparadas, aos idosos, aos doentes e àqueles que, por motivos vários, estão privados do convívio familiar, uma ação efetiva, uma corrente do bem, cujos elos se resumem em três belas palavras: ajudar, servir e amar. Abdicando de alguns momentos de lazer, visitemos asilos, creches, hospitais, até instituições penais, levando esperança e carinho, através de palavras. Doações de órgãos, sangue, também fazem parte da vida cristã, além de ser um ato de cidadania, pois, estimulando a solidariedade, certamente faremos seguidores parte da sociedade que, invariavelmente, procura valores de menor importância. Os poucos minutos dedicados aos desprovidos da sorte, as orações pelos que já não se encontram entre nós, e o compartilhar da mesa farta, farão com que eles se sintam menos desamparados e, como recompensa, nossos corações estarão cheios de alegria. Que assim seja por todos os dias.

Carolina Ramos


A noite de 23 de novembro foi concorrida na Associação Médica de Santos. Carolina Ramos nos brindou com mais um lançamento poético denominado Destino. Talentosa, ela não se prende somente à arte de versejar, mas também viaja por outros gêneros, como contos, bibliografias, trovas etc. É parte ativa em diversas entidades, dentre outras a Academia Santista de Letras, Academia Feminina de Letras e Centro de Expansão Cultural.



Presidiu o Instituto Histórico e Geográfico de Santos (IHGS), no período de 2001 a 2007, e preside a União Brasileira de Trovadores – Seção de Santos; foi agraciada com diversas honrarias não só no Brasil, mas também no Exterior.
Que Carolina Ramos, orgulho de nossa Santos, continue com sua inspiração divina nos
presenteando e deliciando com seus escritos, a exemplo destes que acaba de nos brindar!