quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Saúde da Próstata

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, oceano e texto

O 17 de novembro é dedicado ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata (Novembro Azul), o segundo mais comum entre os homens, de acordo com estudos do INCA (Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva). O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, pela melhor qualidade de informação e pelo aumento da expectativa de vida. A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), preocupada com o alto índice de casos de câncer por ano, vem há tempos propagando a gravidade do processo quanto ao desconhecimento do homem, em geral, sobre esse tipo de câncer: doença na qual as células prostáticas podem sofrer modificações moleculares de forma descontrolada, podendo avançar e atingir outros órgãos contínuos ou à distância. A Medicina felizmente evoluiu e sabe-se hoje que, em homens idosos ou com outros problemas de saúde, sem quaisquer sintomas do câncer de próstata que possam limitar a sua vida, a vigilância ativa é frequentemente recomendada. Portanto, a ida ao urologista para consulta e exames preventivos deve se tornar rotina, esquecendo-se de qualquer tipo de preconceito, pois o homem que é homem se cuida!

MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS - SANTOS

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

ANTONIO FERREIRA BATISTA


A imagem pode conter: uma ou mais pessoas, céu e texto

No dia 24 de outubro, deixou-nos, aos 75 anos, o colega e querido doutor Antonio Ferreira Batista, gastroenterologista de primeira grandeza, que soube exercitar com maestria, durante cinco décadas, esse importante ramo da Medicina, aqui na Baixada Santista. Aprendemos a admirá-lo pela competência, dedicação e amorização com que se envolveu com cada paciente e passando tais exemplos aos seus filhos e aos iniciantes na Medicina, seus alunos. O bom médico deve ter os "3 Hs": humor, humildade e humanismo, lema que o acompanhou durante sua vida terrena. A vida conferiu a ele valores que somente os seres superiores possuem: ética, amor e solidariedade ao próximo. Deixa-nos saudades

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

JOGOS DE AZAR

Resultado de imagem para jogos de Azar

Quando me entendia por gente, meu pai aconselhou-me a nunca tentar a sorte em qualquer tipo de jogo de azar. A recomendação era porque meu avô, que já não possuía nada, acabou perdendo o que tinha em roletas, fazendo jus ao apelido “Abel Roleta”. Promessa para mim é dívida. Prometi-lhe que tudo o que conseguisse seria através do fruto do meu trabalho! Nesses anos todos mantive-me fiel à promessa, mas quebro o protocolo sempre no sentido de ajudar alguém ou alguma causa. Neste ano, fui sorteado em várias entidades que frequento, especialmente no meu clube, o Rotary Santos-Oeste, visando angariar fundos que são aplicados na campanha de erradicação da Poliomielite no mundo inteiro (Polio-Plus), que o Rotary Internacional patrocina há mais de 30 anos. O último foi uma bola de futebol (Adidas) autografada por Neymar (meu ídolo), utilizada na Copa da Rússia neste ano. Meus companheiros de Clube perguntam-me o que farei com o prêmio? Prosa, digo-lhes: vai enriquecer a minha sala de honrosos troféus já conquistados!
Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos - Médicos - Santos.

Momentos de ternura

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Manoel Do Nascimento Ramos, pessoas a sorrir
Parabenizo o Colégio Universitas Educação Infantil, Ensino Fundamental, pela iniciativa do evento “Encontro dos Avós 2018”, pelo segundo ano consecutivo. Esse encontro protagoniza peças ensaiadas pelos alunos, dirigidas pelas tias Cátia, Vivian e Regimara, e que neste ano teve como tema “Aventura do Bolinho”. Lá estudam dois netinhos, a Lara (6 anos) e o Felipe (8 anos), que são nossos presentes enviados por Deus. Por ocasião da apresentação da peça teatral era visível a preocupação da gurizada em acertar os movimentos, todos bem decorados e registrados pelas câmeras dos celulares, não só dos avós mas de todos que lá estavam. Vovós Daisy, Neide, Jurandir e eu, num contentamento só nos abraçamos à Larinha nesse importante acontecimento. Ao encerramento, a netinha ofertou a cada vovó, sua foto juntamente com o símbolo de um coração. Momento indescritível vindo as lágrimas aos nossos olhos. Parabéns Universitas!