quinta-feira, 21 de junho de 2012
Longevidade
A procura por uma longevidade saudável tem despertado maior conhecimento para identificar e tratar as deficiências hormonais que atingem o idoso.
A andropausa, conhecida como menopausa masculina, ocorre na faixa dos 50 anos, devido à diminuição do tamanho dos testículos e consequente queda na produção de testosterona (hormônio sexual masculino).
A diminuição de hormônios, aliada à glândula tireóide e à regularização do apetite vão produzir o chamado DAEM: Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino, caracterizados pela diminuição do libido, disfunção erétil, dentre muitos outros, e que são diagnosticados e confirmados pelos níveis baixos de testosterona no sangue.
Em congresso da Associação de Urologia Americana (AUA), em Atlanta,maio deste ano, discutiu-se e gerou controvérsias, o tratamento com administração de testosterona em homens com câncer de próstata oculto, pois ela poderá ativá-lo. A reposição androgênica no idoso apresenta riscos que obriga, médicos e pacientes, a acompanhamento contínuo.
Concordando com a presidenta da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) ,Silvia Pereira quando afirma que a única forma de envelhecer com saúde é se alimentar bem, fazer exercícios e manter a mente e a vida social ativas ao longo da vida.
MANOEL RAMOS E NEIDE RAMOS, MÉDICOS - SANTOS
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário