quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

ANUAR ASSAD DAVID

A imagem pode conter: atividades ao ar livre

Sou testemunha do quanto Anuar Assad David, engenheiro civil e empresário do ramo hoteleiro, batalhou para que Santos fosse servida por um meio de transporte moderno, rápido, sem poluição e que não congestionasse o trânsito, trafegando à altura de 5 metros do solo. Esse meio de transporte visualizado por ele é o “monorail”, ou monotrilho, existente em várias partes do mundo e até em São Paulo. Através de várias viagens pelo mundo, obtendo bom aprendizado e ofereceu a ideia, através de ofício enviado em junho de 2012, ao governador Geraldo Alckmin, e também deu ciência aos vários prefeitos de Santos nas gestões de 86 a 2006, mas não obteve sucesso na implantação do modal. Anos se passaram e a ideia do VLT ganhou força, tendo suas obras de implantação iniciadas em 2015. Anuar, decepcionado, confidenciou-me que o VLT deixa muito a desejar em comparação ao monotrilho, um sistema de transporte mais ágil, digno, seguro e a um custo bem menor.
Autoria: Manoel Do Nascimento Ramos e Neide Ramos-Santos.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

ANDROPAUSA




A procura por uma longevidade saudável tem despertado maior conhecimento para identificar e tratar as deficiências hormonais que atingem o idoso. A andropausa (menopausa masculina), ocorre na faixa dos 50 anos, devido à diminuição do tamanho dos testículos e conseqüente queda da produção de testosterona que, junto à diminuição de hormônios ligados ao sono,  glândula tireóide e a regularização do apetite vão produzir o chamado DAEM (Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino), caracterizados pela diminuição da libido, disfunção erétil, sensação de cansaço e desânimo, depressão, dentre muitos outros. Recente publicação da Sociedade Brasileira de Urologia, seção SP, conclui que a reposição androgênica no idoso apresenta riscos que devem ser acompanhados por profissional médico. O envelhecimento saudável requer bons hábitos, dietas balanceadas e exercícios físicos.

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Nelson Rodrigues Jr.



A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

Em 26 de novembro, o professor Nelson Rodrigues Netto Jr. deixou este plano terreno. Em junho de 1979 nos encontramos no Congresso da Sociedade Internacional de Urologia (SIU), realizado em Paris, quando apresentou importante estatística do HC sobre a ação do BCG nos tumores superficiais da bexiga. Em 1985, assumiu a chefia de Urologia da Unicamp, sendo o grande responsável pelas pesquisas clínica e experimental da urologia brasileira. Nos 24 anos ininterruptos de dedicação a essa área da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas, ministrou centenas de palestras em várias partes do País e do mundo e, também, organizou dezenas de eventos tantos nacionais como internacionais. Na Urologia teve atuação destacada, constituindo-se em referência nesse ramo da medicina. Nelson Rodrigues será sempre lembrado pelas novas gerações de médicos; aos que com ele conviveram, deixa saudades.
Manoel Ramos e Neide Ramos - Santos.