quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Meeteen urologico

No período de 14 a 19 de maio foi realizado, em Washington, o 106º Annual Meeting de Urologia, congregando um total de 15 mil profissionais do mundo todo, sendo a delegação brasileira uma das mais numerosas, somente suplantada pela canadense e pela americana, dona da casa. Pela quarta vez consecutiva, o dr. Fernando Kin, brasileiro radicado em Denver, presidiu o Programa de cinco horas, dedicado aos numerosos urologistas de Língua Portuguesa, ficando patenteado o prestígio dos drs. Miguel Srugi, da USP, e Paulo Palma, da Unicamp, com a conclusão dos trabalhos sobre Infecção Urinária e Incontinência Urinária Feminina. O tema: Our Knowledge. Our Patients’ Lives (Com mais conhecimentos, mais vida para nossos pacientes), englobou a evolução da Medicina com a utilização de robôs, além de vídeos e a microcirurgia; no entanto, apesar de todos os avanços, ainda não inventaram a máquina dos sentimentos, aquela geradora do amor e do carinho, que só o bom profissional pode ofertar a seus pacientes.

Reposiçaõ Hormonal

A procura por uma longevidade saudável tem despertado maior conhecimento para identificar e tratar as deficiências hormonais que atingem o idoso. É conhecida como menopausa masculina e ocorre na faixa dos 50 anos, devido à diminuição do tamanho dos testículos e consequente queda da produção de testosterona (hormônio sexual masculino).
A diminuição de hormônios, aliada à glândula tireóide e a regularização do apetite vão produzir o chamado DAEM: Distúrbios Androgênicos do Envelhecimento Masculino, caracterizados pela diminuição do libido, disfunção erétil, dentre muitos outros, e que são diagnosticados e confirmados pelos níveis baixos de testosterona no sangue.
No último congresso da Associação de Urologia Americana (AUA), em Washington, a discussão sobre o tratamento gerou controvérsias, pois a administração de testosterona em homens com câncer de próstata oculto poderá ativá-lo.
A reposição androgênica no idoso apresenta riscos que obriga, médicos e pacientes, a um acompanhamento contínuo. Portanto, uma vida saudável deve ser composta de dietas balanceadas e a prática de exercícios físicos, além, é claro, de muita vontade de viver!

Tudo Passará



Ao contrário da música de Nelson Ned, “Tudo passará”, após cinco, dez ou mais anos, o tempo passa, mas nós, ao longo desse tempo, conhecemos e lidamos com um sem-número de pessoas, com idade, cor, credo religioso e ideologia das mais variadas. Todos, sem exceção, tornaram-se nossos amigos, mas duas dessas são especiais: Evanilda C. de Souza e o Sr. Joaquim Rodrigues de Souza que, apesar dos sobrenomes, não se conhecem, mas nutrem por nós muito carinho. São eles fiéis aos princípios que adotaram e se fazem presentes no nosso dia a dia, colaborando e incentivando nas tarefas extra-profissionais. Ela, cuidadosamente recorta e envia, para arquivo, os textos publicados em jornal ou revista; já o companheiro rotariano Joaquim, por ocasião das publicações, através de gentis telefonemas nos encoraja a prosseguir, fazendo dele meu pensamento. Esses atletas do nosso time são insubstituíveis e merecedores de toda nossa gratidão. São, por que não dizer, a competência e o complemento que qualquer profissional deseja ter.

Que Deus os proteja, SEMPRE