domingo, 27 de setembro de 2009

70 Anos

Tradição: hábito da preservação de costumes, revivendo fatos e histórias que são passados às gerações que se sucedem. E foi ela revivida, num acontecimento ímpar na história da Medicina da Baixada Santista, em 18 de setembro, quando o Mendes Convention Center foi palco de bonita festa patrocinada pela Associação Paulista de Medicina, presidida pelo dr. Jorge Carlos Machado Curi, e outras entidades santistas junto à Associação Médica de Santos, dirigida pelo dr. João Sobreira de Moura Neto, onde foram homenageados os ex-presidentes e médicos veteranos da 2ª Região Distrital, que engloba Santos, Cubatão, Guarujá e Registro. A solenidade, que a todos emocionou, contou com a presença de mais de 700 convidados. Vídeos foram mostrados, um contando a história dos 70 anos da AMS, fundada em 07/9/1939, sendo o primeiro presidente eleito Samuel Leão de Moura, com um ano de mandato, após a quarta década Oswaldo Paulino dirigiu-a naquele que seria o primeiro biênio; e outro da APM, fundada em 1930. Parabéns às duas diretorias pelo brilhantismo da solenidade. E a gratidão a todos os homenageados por defenderem os bens mais preciosos do ser humano: a saúde e a vida!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Jorge Rodrigues do Valle

Recebemos do professor Jorge Rodrigues do Valle o livro Coletânea de Imprensa, de linguagem acessível e conteúdo originário das observações, análises críticas, temas controversos e rico em ensinamentos, principalmente na área da educação. Há décadas se formou professor de Língua e Literatura portuguesas, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Unisantos e, em pedagogia, pela Unimes, tendo sido o fundador, em 1977, da Escola Politécnica Treinasse, onde exerce, atualmente, o cargo de diretor, o que o credencia como um verdadeiro vencedor.
Jorge do Valle conserva o hábito salutar da escrita, cujo produto encaminha aos jornais, com alguma constância para publicação, discorrendo sobre os mais variados temas.
Confessa ele, embora brasileiro, ser um profundo admirador do povo português, tendo sido presidente do Conselho da Comunidade Luso-Brasileira e presidindo, hoje, o Clube Tricanas de Coimbra, uma das associações lusitanas mais tradicionais de nossa Cidade.

Pelos relevantes serviços prestados à comunidade, recebeu da Câmara de Val de Coimbra, cidade portuguesa da grande área metropolitana do Porto, situada na região Norte de Portugal, a medalha de mérito outorgada a estrangeiros. Pelo seu exemplo de vida é merecedor de todo o respeito da comunidade luso-brasileira da Baixada Santista.